AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Saúde

Stênio Garcia: Harmonização facial dura até 18 meses e pode ser feita por idosos

Aos 91 anos, Stênio Garcia virou notícia após apresentar o antes e depois do rosto durante programa do SBT

*Renata Rode, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 14/06/2023, às 07h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atualmente com 91 anos, Stênio Garcia passou por uma harmonização facial. - SBT
Atualmente com 91 anos, Stênio Garcia passou por uma harmonização facial. - SBT

A transformação do rosto de Stênio Garcia após diversos procedimentos estéticos movimentou a internet na noite da última terça-feira (13), quando surgiu com o novo visual ao vivo, durante o programa ‘Fofocalizando’.Atualmente com 91 anos, o ator passou por uma harmonização facial que combinou diversas técnicas, como ultrassom, preenchimentos nos lábios, mandíbulas e malar, além de aplicação de toxina botulínica e outros tratamentos para a pele. Mas como saber até onde ir, para que o resultado fique o mais natural possível, especialmente quando a técnica é feita em idosos?

“Para podermos ter segurança nos procedimentos é necessário injetar uma pequena quantidade de ácido hialurônico, no máximo 25 ml para um peso corporal de até 60 quilos. Quanto maior a quantidade de ácido utilizado, maiores os riscos de uma intercorrência que pode ser imediata ou tardia”, explica a dentista Fabiane Miranda, graduada em Odontologia pela Universidade Ibirapuera (UNIB) e especialista em Harmonização Facial. 

Segundo a profissional, que também é pós-graduada em estudos anatômicos pela Marc Institute-Miami e Harvard Medical School-Boston, a utilização desse tipo de tratamento de beleza deve ser cautelosa em pacientes com idade mais avançada. “Precauções como exames laboratoriais anteriores são imprescindíveis, pois são procedimentos realizados com anestesia local e sempre existe um risco quando tratamos pessoas mais velhas, que geralmente já têm alguma comorbidade ou exigem um certo cuidado”, ressalta a especialista, destacando ser comum a indicação de medicações para redução do inchaço e inflamação local.

RESULTADO APROVADO

Independentemente da opinião alheia, o ator mostrou-se feliz da vida: “Estou me sentindo bastante renovado, pelo menos 15 anos a menos. É incrível! Estou me vendo pela primeira vez, é impressionante”, relatou no momento da revelação, ao vivo. Apesar do estranhamento geral por conta do inchaço no rosto do ator, Fabiane garante que o rosto vai desinchar e o material de preenchimento vai se acomodar na face. Isso porque os especialistas utilizam substâncias produzidas pelo nosso próprio organismo. 

“O resultado mesmo demora pelo menos trinta dias após a aplicação para aparecer, pois ainda há o processo de inflamação dessa pele, para que se renove e recupere viço e elasticidade”, ressalta a especialista. E ele tem prazo de validade, viu? “O resultado pode durar de um a um ano e meio, dependendo do paciente e das técnicas utilizadas, não havendo contraindicações de forma geral para a realização das técnicas.”

NÃO GOSTEI, E AGORA?

A boa notícia é que os resultados são reversíveis, contudo, quando se utiliza uma quantidade de preenchedores exagerada, essa reversão pode demorar meses. Uma pesquisa feita pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) alegou que, entre 2016 e 2020, o uso de procedimentos não cirúrgicos injetáveis apresentou um aumento de 24,1% no Brasil. O motivo da busca é o surgimento de terapias inovadoras em consultório. 

“Existem muitas possibilidades de tratamentos, sendo que os procedimentos estão cada vez mais modernos. Vale ressaltar que a alta demanda não significa que está sendo feito um trabalho de qualidade. É importante que as pessoas tenham em mente que a harmonização facial é uma aliada da beleza e bem-estar. Costumo dizer que o correto não é harmonizar a face e, sim, lapidar, sem exageros, para que a pessoa não perca sua essência”, avalia a dentista. 

Além disso, vale destacar, é preciso ter um planejamento financeiro, pois esse tipo de tratamento não é barato e precisam ser refeitos de tempos em tempos para a manutenção dos resultados. Preenchimentos de altíssima qualidade costumam durar entre 12 e 24 meses, por exemplo.

É importante ressaltar, porém, que aos 91 anos de vida, como no caso de Stênio Garcia, as mudanças decorrentes do processo fisiológico de envelhecimento ocorrem de uma forma mais rápida. “Isso faz com que sejam necessários refinamentos e retoques em um tempo menor”, avisa Fabiane. 

*RENATA RODE é escritora nata, desde os 11 anos (idade em que escreveu seu primeiro livro). Repórter, jornalista formada e curiosa, é também autora de livros sobre comportamento e ghost writer. Já foi repórter de celebridades na Record TV, colunista especial do UOL e aqui, na Revista AnaMaria vai falar sobre  assuntos pertinentes ao Universo Feminino, sempre com um toque de irreverência.
Instagram: @renata.escritora