AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Saúde

Virgínia é diagnosticada com TDAH e hiperatividade; entenda mais sobre os transtornos

Em suas redes sociais, Virgínia contou que recebeu o diagnóstico de TDAH e hiperatividade

Da Redação Publicado em 31/01/2024, às 16h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Virgínia é diagnosticada com TDAH e hiperatividade - Reprodução/Instagram
Virgínia é diagnosticada com TDAH e hiperatividade - Reprodução/Instagram

Virginia Fonseca, conhecida por compartilhar abertamente sua vida nas redes sociais, trouxe à luz um novo capítulo de sua jornada, revelando que foi diagnosticada com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A notícia veio à tona durante um momento descontraído em que ela e Zé Felipe, seu marido, compartilhavam detalhes sobre a terceira gestação.

A influenciadora digital, que já é mãe de Maria Alice e Maria Flor, falou sobre a descoberta de forma sincera em seus stories. "Sim, fui diagnosticada com TDAH e hiperatividade. Acho que essa parte todo mundo sabia, né?!". Vale mencionar que Zé Felipe também recebeu esse diagnóstico, ainda quando pequeno.

O casal, conhecido por sua autenticidade online, recebeu apoio imediato de fãs e seguidores, que elogiaram a transparência e a coragem de Virginia ao compartilhar sua jornada. O TDAH, um transtorno neurobiológico, é mais comumente associado à infância, mas pode persistir na idade adulta, influenciando diversos aspectos da vida cotidiana.

ENTENDENDO O TDAH: SINTOMAS E DIAGNÓSTICO

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que afeta tanto crianças quanto adultos. Caracteriza-se por padrões persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade que podem impactar significativamente a vida diária. Compreender os sintomas e o processo de diagnóstico é crucial para abordar essa condição de forma eficaz.

SINTOMAS COMUNS DE TDAH:

  • Desatenção:

- Dificuldade em prestar atenção a detalhes.
- Dificuldade em manter o foco em tarefas.
- Tendência a perder objetos necessários.

  • Hiperatividade:

    - Inquietação e dificuldade em ficar parado.
    - Impulsividade em ações e respostas.

  • Impulsividade:

- Tomada de decisões apressada.
- Interrupção frequente de conversas ou atividades.

DIAGNÓSTICO DE TDAH:

  •  Avaliação clínica:

    - Médicos, psicólogos ou psiquiatras conduzem entrevistas detalhadas com o paciente e, muitas vezes, com membros da família para entender o histórico e a gravidade dos sintomas

  • Observação do comportamento:

- Observar o comportamento do paciente em diferentes contextos ajuda a identificar padrões de desatenção, hiperatividade e impulsividade.

  • Critérios diagnósticos:

    - O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) estabelece critérios específicos que devem ser atendidos para um diagnóstico preciso.

  • Avaliações adicionais:

    - Exames neuropsicológicos e avaliações de QI podem ser conduzidos para descartar outras condições e entender melhor o funcionamento cognitivo.

  • Histórico de sintomas:

    - Documentação do histórico de sintomas ao longo do tempo é fundamental para o diagnóstico.