AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / OUTRA CARREIRA

Você conhece essa voz! Atriz de 'O Rei do Gado' é uma famosa dubladora; saiba quem

Maria Helena Pader está longe da televisão há algum tempo

Da redação Publicado em 30/03/2023, às 14h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atriz de 'O Rei do Gado' é famosa dubladora - Divulgação
Atriz de 'O Rei do Gado' é famosa dubladora - Divulgação

Certamente você conhece essa voz! É muito provável que você tenha assistido à novela 'O Rei do Gado' e notado uma voz que é familiar dos filmes ou animações. Isso porque além de interpretar a governanta Julia, a atriz Maria Helena Pader é também uma famosa dubladora.

Já faz um tempo que Maria Helena não atua para a televisão. Ela começou ainda na década de 1970, quando fez uma ponta em 'Pecado Capital'. Depois, a atriz esteve em 'Água Viva', 'Baila Comigo' e 'Corpo a Corpo', além de 'O Rei do Gado' e outras novelas e minisséries.

novela-maria-helena-pader
Maria Helena Pader em 'Água Viva', em 1980 (FOTO: Globo)
maria-helena-pader-o-rei-do-gado
Maria Helena Pader como Júlia em 'O Rei do Gado' (FOTO: Globo)

OUTRA CARREIRA

Embora tenha aparecido pouco na teledramaturgia, Maria Helena tem uma carreira de 40 anos como dubladora. Nos cinemas, ela deu voz à personagens como a vilã Cruella de Vil do filme '101 Dálmatas', Fran da série 'Família Dinossauro' e até mesmo Mortícia do clássico 'A Família Addams'.

maria-helena-pader-fran
Maria Helena Pader é a voz de Fran da 'Família Dinossauro'
maria-helena-pader-cruella-e-morticia
Maria Helena Pader também dubla as personagens Cruella de Vil e Mortícia

A dubladora também marcou diversos desenhos animados: Kan de 'Ursinho Pooh', Hidrolga de 'Padrinhos Mágicos', Rainha Má do 'Shrek Terceiro'; Sarabi de 'O Rei Leão', Meany do 'Pica Pau' e vários outros.

Para completar, a voz de Maria Helena também aparece em clássicas novelas mexicanas, como 'Maria Mercedes' e 'A Usurpadora'.

"Tudo começou nos anos 70. Precisava trabalhar e fiz um teste para dublar numa série policial chinesa que eu nem lembro o nome! Deu certo e não parei mais. Nunca parei para contar [os personagens dublados por ela]. São muitos!", disse em entrevista para o jornal Extra, em 2011.

A maior parte dos trabalhos como dubladora foram pela produtora Herbert Richers, uma das principais de dublagem da América Latina. No entanto, a empresa fechou as portas em 2009. "Meu trabalho diminuiu, mas não parei", afirmou.

POR ONDE ANDA?

Atualmente, Maria Helena Pader tem 78 anos e está aposentada da profissão desde 2018. Sua última aparição na TV foi em um capítulo da novela 'A Regra do Jogo', exibida em 2016.

Nos últimos anos, ela chegou a aparecer em outros três projetos da Globo: a série 'As Brasileiras', o remake de 'Gabriela' e a novela 'Em Família'.

maria-helena-pader-televisao
Maria Helena Pader está longe da TV desde 2016 (FOTO: Reprodução)