AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Preocupação

Zé Vaqueiro atualiza estado de saúde do caçula na UTI: “Síndrome delicada”

Zé Vaqueiro e a esposa acompanham Arthur no hospital desde o nascimento

Redação Publicado em 06/08/2023, às 17h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arthur foi diagnosticado com Síndrome de Patau e está internado há 2 semanas - Instagram/@zevaqueiro
Arthur foi diagnosticado com Síndrome de Patau e está internado há 2 semanas - Instagram/@zevaqueiro

Zé Vaqueiro foi às redes sociais atualizar os seguidores sobre o estado de saúde do filho caçula, neste domingo (6). O pequeno Arthur nasceu com uma malformação congênita e precisou ser levado às pressas para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ele está internado há quase 2 semanas – no entanto, o quadro do bebê é estável.

"Todos esses dias sumido, desde o dia 24 até hoje… Essa situação pedia isso, essa dedicação com a minha família.Quero muito agradecer o carinho e o respeito que vocês estão tendo pela minha família, principalmente com o Arturzinho", começou Zé Vaqueiro.

Em seguida, o cantor fez menção ao diagnóstico de Síndrome de Patau do menino. "Desde o dia que ele nasceu, a gente está indo lá visitar ele, dando amor. O quadro dele de saúde está estável, mesmo que a síndrome seja bem delicada. É uma síndrome rara, mas o quadro dele, graças a Deus, está estável na UTI”.

O recado chegou ao fim com um agradecimento pelas orações do fãs. “Quero muito agradecer a todo mundo que orou, Deus está no controle de toda a situação", concluiu Zé . Ele também pediu que todos continuem mandando forças à família.

Vale mencionar que o pequeno Arthur é fruto do casamento de Zé Vaqueiro com Ingra Soares. Casados há dois anos, eles também são pais de Nicole, de 13 anos, e Daniel, de 3 anos.

SÍNDROME DE PATAU

A Síndrome de Patau é definida como uma alteração genética caracterizada pela presença de um cromossomo a mais – podendo ser conhecida também como síndrome da trissomia do cromossomo 13.

Nessa síndrome, ao invés de um par de cromossomos, a pessoa apresenta um trio. A presença de um cromossomo a mais faz com que as células funcionem de uma forma irregular e ocasiona diversas malformações.

Sua causa está normalmente relacionada à idade do óvulo da mulher, que ao ser mãe após os 35 anos apresenta um risco maior para a condição. Contudo, a síndrome pode ocorrer em casos em que a mãe é mais jovem.

A doença pode ser identificada ainda durante o pré-natal, através de um ultrassom morfológico feito entre a 20ª e 22ª semana de gestação. Ainda durante a gestação, é possível realizar exame cariótipo, que observa os cromossomos presentes.