AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Moda / ÚNICO

Brasileira se casa com o primeiro vestido de noiva impresso em 3D

Estilista holandesa Iris van Herpen levou dois anos para criar o modelo em uma impressora 3D para a brasileira Mariana Pavani

Mariana Pavani se casou com o primeiro vestido de noiva impresso em 3D do mundo - Instagram/@mppavani
Mariana Pavani se casou com o primeiro vestido de noiva impresso em 3D do mundo - Instagram/@mppavani

Já pensou em usar o vestido de noiva mais diferente de todos e, de quebra, o único no mundo? Foi o que aconteceu com a advogada brasileira Mariana Pavani. Ela se casou com o primeiro vestido de noiva impresso em 3D do mundo, no último dia 11.

A ideia surgiu depois de conhecer o trabalho da estilista holandesa Iris van Herpen em um desfile em Paris, na França, em 2022. Foi seu noivo que sugeriu que ela procurasse a estilista para confeccionar o modelo para a data especial.

LEIA:Como escolher o vestido de noiva ideal? Saiba tomar a grande decisão

“Esse foi um projeto dos sonhos para mim porque a moda feita por impressoras 3D está nos museus e nas passarelas. Ter um modelo usado por alguém, no dia mais especial de sua vida, é algo a mais”, disse a estilista para a revista Women’s Wear Daily.

O vestido de noiva impresso em 3D envolveu todo o corpo de Mariana, desde o pescoço até a cintura, e ainda incluiu detalhes no véu. Para isso, a advogada teve o corpo todo escaneado para as medidas serem precisas - ou melhor, perfeitas. Tanto que, ela precisou fazer duas provas do modelo em Paris e outras três em Amsterdã, na Holanda, onde a estilista tem um atelier. Por baixo da estrutura, a brasileira usou um vestido fluido, costurado à mão.

Foram necessárias 600 horas para o vestido de noiva ficar pronto. Somente a impressão levou 41 horas. Detalhe: não há costura alguma. Na visão de Iris, a tecnologia da impressão 3D evoluiu de maneira que, atualmente, oferece mais liberdade para a moda.

LEIA:Veja famosas que apostaram em looks de noiva fora do óbvio

“A qualidade do material flexível é muito boa. Ela pôde sentar e fazer o que quisesse com o vestido e ele não ficará rígido com o tempo”, afirmou a estilista, que usou o PA 12, de nylon, como filamento para a impressão do vestido de noiva.

Mariana, por sua vez, disse que atingiu o objetivo de se sentir única com seu vestido. “É tudo o que eu esperava. O design final me deixou me sentindo poderosa e feminina, com um look único e singular”, declarou.

LEIA:Veja as maiores tendências de penteados para madrinhas de casamento

A estilista, que trabalha há anos com moda em impressão 3D, classificou este como um dos seus projetos dos sonhos. “Não seria possível fazer isso de uma forma típica […] Este foi realmente um projeto dos sonhos para mim, porque a moda impressa em 3D está em museus e nas passarelas, mas tê-la usada por alguém no dia mais especial da sua vida, acho que é realmente outra coisa”, explicou.

Mariana se casou com Roberto Toscano, que é colecionador de arte. Desta forma, ela pretende deixar o vestido exposto na casa dos dois, em São Paulo.

LEIA:Confira 5 filmes de casamento para maratonar no mês das noivas