AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Novelas / LUTA

Frei Tomé em 'Amor Perfeito', Tony Tornado já foi preso durante a ditadura militar; saiba por quê

Tony Tornado interpreta frei Tomé em 'Amor Perfeito'; ele já invadiu um show de Elis Regina para fazer um gesto dos Panteras Negras

Tony Tornado é o frei Tomé em 'Amor Perfeito' - Foto: Divulgação/TV Globo
Tony Tornado é o frei Tomé em 'Amor Perfeito' - Foto: Divulgação/TV Globo

Tony Tornado é o intérprete do frei Tomé em 'Amor Perfeito'. O ator já foi preso algumas vezes durante a ditadura militar. Ele morou nos Estados Unidos e, quando voltou ao Brasil, trouxe consigo a luta pelo movimento negro. O artista chegou a invadir um show de Elis Regina para fazer um gesto dos Panteras Negras, grupo que lutava pelos direitos negros nos EUA. 

Isso aconteceu em 1971, quando Tony Tornado estava no Maracanãzinho assistindo ao show da cantora, que cantava a música "Black is Beautiful". Ele invadiu o palco e lavantou o punho no gesto do grupo. O ator saiu algemado do placo e já contou que também foi pego pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) por volta de nove vezes. Ele fazia parte da banda Black Rio e nos intervalos dos shows, gritavam palavras de ordem e acabavam presos pelos militares.

Tony iniciou sua carreira artística com imitações do cantor americano Chubby Checker. Então, começou na música e fez parte do grupo Coisas do Brasil, com o qual foi morar nos Estados Unidos. Ele morou no Harlem, em Nova York, e trabalhava em uma balada como cafetão, algo do qual já declarou não se orgulhar, mas que aceitou o emprego porque era a oportunidade que tinha na época. No país, teve contato com ritmos musicais como o soul e com os movimentos de luta pelos direitos civis. O artista ficou amigo de Tim Maia, a quem chama por seu nome, Sebastião.

Ele já serviu como soldado ao lado de Silvio Santos nos anos 40. Ele tinha o desejo de ser paraquedista e se alistou na Escola de Paraquedismo de Deodoro em 1948. Nessa época, o ator também conheceu Gregório Fortunato, o responsável pela segurança de Getúlio Vargas, que ele interpretaria anos depois na minissérie 'Agosto'. Além do mais, em entrevista ao Pedro Bial, Tony Tornado contou que ainda lutou no Canal de Suez, no Egito. Ele deixou as forças armadas em 1963.