AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Novelas / Vem aí

‘Mar do Sertão’: Coronel Tertúlio usa 3 artifícios para salvar José

Tentativas do Coronel reforçam teoria de que José é seu filho

Da Redação Publicado em 15/10/2022, às 19h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Coronel Tertúlio tenrará salvar José de qualquer maneira - Globo
O Coronel Tertúlio tenrará salvar José de qualquer maneira - Globo

O Coronel Terútlio (José de Abreu) fará de tudo para proteger José (Sergio Guizé) das artimanhas do filho, Tertulinho (Renato Góes).

Ao descobrir que o herdeiro contratou um matador de aluguel para dar fim à vida do vilão, o Coronel usará três artifícios para tentar salvá-lo - o que reforçará a teoria de que ele é pai do empresário.

Primeiro, ele oferecerá uma grande quantia de dinheiro ao matador contratado pelo filho, Fubá Mimoso (Marco França). Ele descobrirá do contrato através de um de seus homens de confiança, e repreenderá Tertulinho.

O playboy, no entanto, não cederá, e o Coronel irá atrás do assassino para resolver a situação. Mas longe disso acontecer, Fubá não será persuadido e seguirá com o plano de matar José.

Tertúlio, então, tentará persuadir o outro lado: pedirá que o ex-funcinário deixe Canta Pedra e, encurralado, revela que o empresário está jurando de morte.

Quando é questionado pelo personagem de Sergio Guizé quem encomendou sua morte, ele desconversa, mas pede novamente que o protagonista deixe a cidade.

Por fim, o Coronel fará o impensável, e hospedará o inimigo do filho em sua própria fazenda. Sua lógica é que Tertulinho nunca imaginaria encontrar o empresário ali - mas isso é exatamente o que acontece.

Os dois se cruzam por acaso na fazenda e entram em embate, deixando Tertúlio nervoso. Padre Zezo (Nanego Lira) surge durante o conflito e implora que José não se vingue, enquanto Fubá Mimoso acaba se arrepende e se entrega.

RESUMO DA SEMANA

SEGUNDA-FEIRA (17 DE OUTUBRO)

Quintilha se encanta por Fubá Mimoso. Cira se recusa a desmentir as acusações que fez contra Candoca. Mirinho se preocupa quando Timbó conta a fama de Fubá Mimoso. Sargento Venâncio escolta Candoca e Cira à delegacia. Xaviera convence Quintilha a não deixar Cira voltar para a pousada. Cira e Lorena são presas. Fubá Mimoso conhece José e questiona Quintilha sobre ele. Firmino não consegue libertar Lorena. Cira diz que retira a queixa contra Lorena se Candoca fizer um acordo com ela. O Coronel faz uma proposta para Fubá Mimoso deixar a cidade e desfazer o acerto com Tertulinho.

TERÇA-FEIRA (18 DE OUTUBRO)

O Coronel não consegue persuadir Fubá Mimoso a desfazer o negócio. Fubá Mimoso se confessa a Padre Zezo. O Coronel implora que José saia da cidade. Candoca se surpreende ao se ver sozinha em casa. José exige que o Coronel conte quem encomendou sua morte. Timbó fala de Fubá Mimoso para Anita, que se desespera. O Coronel convence José a ir com ele para a sua fazenda. Timbó, Anita e Xaviera armam um plano para convencer Fubá Mimoso a desistir de atentar contra a vida de José. Fubá Mimoso chora com a encenação de Xaviera e promete abandonar a vida de matador. Tertulinho enfrenta José ao ver o rival na fazenda.

QUARTA-FEIRA (19 DE OUTUBRO)

Padre Zezo e o Coronel tentam impedir um embate entre Tertulinho e José. Candoca afirma a Sabá Bodó que descobrirá tudo sobre a contaminação do solo. Padre Zezo pede para José não pensar em se vingar. Fubá Mimoso se entrega à polícia, e Floro Borromeu se surpreende. Xaviera, Anita e Timbó comemoram o resultado da encenação feita para enganar Fubá Mimoso. Tertulinho e José se enfrentam. Fubá Mimoso reconhece Timbó. Tertulinho chora ao ver Candoca e José aos beijos. Padre Zezo se espanta ao ver uma aglomeração na porta da delegacia por causa da suposta aparição da Santa. José questiona Candoca sobre a oferta de deixar Canta Pedra.

QUINTA-FEIRA (20 DE OUTUBRO)

Manduca ouve Candoca confirmando para José que eles deixarão Canta Pedra. Floro Borromeu é obrigado a libertar Lorena e Cira. Fubá Mimoso é levado para a capital, e Padre Zezo pede para falar com Timbó e Xaviera. Candoca tem uma conversa séria com Manduca. José avisa a Laura que vai embora da cidade com Candoca e ela ficará sozinha em Canta Pedra. Labibe comenta com Lorena e Candoca que Maruan pediu para conversar com ela à noite. José empresta sua casa para Maruan conversar com Labibe. Candoca se preocupa com seus pacientes. Mirinho ouve Manduca falar para Joca que irá para São Paulo com José e a mãe. Labibe se declara para Maruan, e os dois têm sua primeira noite de amor. Timbó expulsa Mirinho de casa. Tertulinho proíbe Candoca de ir embora com José.

SEXTA-FEIRA (21 DE OUTUBRO)

Candoca discute com Tertulinho e Manduca flagra a mãe chorando. Maruan diz a José que vai se casar com Labibe. Mirinho conta para Tereza que Timbó o expulsou de casa e ela pede satisfações ao marido. Cirino piora, e Pajeú liga para Candoca e José. Tereza expulsa Timbó de casa. Cira ouve Tertulinho falar para Xaviera que Candoca vai embora de Canta Pedra. Vanclei e Tertulinho se unem contra José. Candoca leva Cirino para sua casa. Cira revela em sua live que Candoca e José vão embora de Canta Pedra. Tertulinho vai à casa de Candoca, e Pajeú o impede de entrar. Xaviera se entristece ao se dar conta da partida de José. Timbó reúne algumas pessoas da cidade para tentar convencer Candoca a desistir de ir embora.

SÁBADO (22 DE OUTUBRO)

Candoca se emociona com a manifestação organizada por Timbó. Adamastor aparece na casa de Tereza, e Mirinho se desespera. Manduca se ilumina quando Candoca diz que eles não irão mais embora de Canta Pedra. Timbó se esconde de Quintilha embaixo da cama de Xaviera. José questiona Saba Bodó sobre as terras do Grotão. Padre Zezo leva Adamastor ao consultório de Candoca. Laura diz a José que não ficará em Canta Pedra sozinha. Labibe puxa Maruan para o quarto, e os dois se assustam quando Latifa bate na porta. Deodora questiona Tertulinho sobre a visita de Mirinho. Adamastor vai a casa de Candoca, e José o reconhece.