AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Pets / ENTENDA

Cachorro sente calor? Veja como proteger seu pet nos dias quentes

Não só os humanos que são afetadas pelas altas temperaturas: o cachorro sente calor

Veterinária orienta como deixar os bichinhos mais confortáveis dentro e fora de casa durante o período. - Jack Geoghegan/Pexels
Veterinária orienta como deixar os bichinhos mais confortáveis dentro e fora de casa durante o período. - Jack Geoghegan/Pexels

O verão chega ao fim nesta quarta-feira (20). No entanto, os termômetros seguirão marcando altas temperaturas ao redor do Brasil. E você não é o único que quer se refrescar! Afinal, seu cachorro sente tanto calor quanto nós humanos.

"Por isso, deve-se prestar atenção no comportamento deles e tomar medidas que refresquem e ajudem o bichinho a passar por esses períodos de forma saudável”, explicou a veterinária comportamentalista Marina Meireles, do centro verinário Nouvet, em entrevista à AnaMaria.

Para ajudar os animais e seus tutores, a especialista listou alguns dos cuidados importantes para cães e gatos aproveitarem a época. Confira: 

ATIVIDADES REFRESCANTES

Segundo a veterinária, o banho é uma boa maneira conter o calorão. Isso porque, geralmente, os animais adoram brincadeiras que envolvam água. Seja na piscina, mangueira ou até no chuveiro: há muitas maneiras de refrescar o bichano.

No entanto, é importante respeitar o intervalo adequado para banhos - de preferência, não mais que dois por mês. A medida mantém a pele íntegra e os proteger de alergias e infecções cutâneas. A exceção são animais que necessitem de banhos terapêuticos ou passem por tratamento dermatológico.

No caso dos gatos, que possuem maior tolerância ao calor e não costumam gostar tanto de entrar em contato com água, os tutores podem colocar toalhas úmidas em locais em que o felino costuma deitar, dando a ele a opção de se refrescar dessa forma.

Cachorro no Oscar? Saiba o que pet fazia na badalada premiação

Alimentação e hidratação

Outra medida eficaz e essencial para ajudá-los passa pela alimentação. O consumo de água é fundamental para o bem-estar e saúde do seu mascote. Além disso, petiscos congelados e sachês são bem-vindos para refrescar e ajudar na hidratação.

Se seu filho de quatro patos não costuma se hidratar corretamente, dá para incentivá-lo. Algumas ideias:

  • Enriquecimento ambiental usando gelo;
  • Adicionar cubos de gelo na água;
  • "Sorvetes" de frutas;
  • Sachês congelados;
  • Caldo do cozimento de legumes congelados;

O que meu cachorro pode comer? Saiba quais são os alimentos proibidos para os pets

cachorro sente calor
Hidratação é ainda mais importante durante o calor. Foto: Gabe/Pexels

POSSO FAZER OU NÃO?

Com a chegada do calor, alguns tutores consideram tosar seus animais. A intenção é clara: permitir que eles fiquem mais frescos durante o período. Porém, o corte pode gerar o efeito reverso. Isso porque os pelos são fundamentais no controle de temperatura dos bichanos.

Marina ressalta que algumas raças possuem uma camada dupla de pelos. A estrutura age como isolante térmico, protegendo o pet do calor ou frio extremos. Como exemplo reverso, o caso do Husky Siberiano que, apesar de ter pelo curto, estão habituados às baixas temperaturas.

Por isso, o importante é consultar um veterinário para saber o tipo de pelagem do seu pet e se a tosa é indicada ou não.

Cachorro pode ficar no ar-condicionado? De acordo com a veterinária, sim! Porém, com moderação. O cuidado se faz ainda mais necessário para os donos de cães menores ou de pelo curto, que tendem a ser mais "friorentos". "Então, o tutor deve ficar atento para não 'esfriar' demais seu amigo", alerta.

SINTOMAS DE QUE O PET SOFRE COM CALOR

Nos cães, alguns sinais são claros: ficar ofegante, focinho ressecado, prostração, busca de locais mais frescos para se deitar. Os gatos também procuram lugares mais frescos, mas apresentam outros sinais, como ficarem prostrados e sonolentos.

Se você é dono de um cão de raças braquicefálicas, redobre o alerta! Esta nomenclatura abrange os animais de focinho curto e achatado. Segundo Marina, essas raças possuem maior dificuldade na
regulação térmica através do arfar, além de outras alterações anatômicas no trato respiratório.

Documentos, vacinação e raças restritas: saiba como viajar de avião com cães e gatos