AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Pets / ENTENDA

Como se defender de ataque de cães? Saiba como agir para evitar danos

Casos de ataque de cães tomam conta do noticiário nas últimas semanas

Correr de cães não é uma boa ideia se deseja evitar possíveis ataques. - Pixabay
Correr de cães não é uma boa ideia se deseja evitar possíveis ataques. - Pixabay

Roseana Murray perdeu a orelha e teve um braço amputado após ser atacada por três pitbulls durante uma caminhada. E o caso está longe de ser isolado: não é difícil encontrar outros casos parecidos - muitas vezes até mesmo fatais. Por isso, é importante saber como se defender de ataque de cães.

Desde o caso da escritora, a relação com os animais voltou a tornar-se assunto. Afinal, todos estão suscetíveis a um incidente do tipo, já que os cachorros, muito conhecidos pela fofura e fidelidade aos tutores, também podem ser extremamente perigosos. 

Porém, há algumas maneiras de se defender de ataque de cães. E esse conhecimento pode salvar uma vida. A primeira dela é evitar se colocar em situações arriscadas. Por isso, é entender as motivações por trás da irritação do animal:

  • Interações inesperadas;
  • Dores;
  • Defesa de território ou de seus filhotes;
  • Problemas de socialização;
  • Fobias.

Entretanto, há também os ataques sem um motivo aparente. Imagine-se na seguinte situação: você caminha tranquilamente pela rua ou por um parque, quando, de repente, se depara com um cão vindo em sua direção. O que fazer? É o que AnaMaria te conta.

COMO IDENTIFICAR UM POSSÍVEL ATAQUE?

O primeiro passo é tentar entender o animal, já que ele pode estar se aproximando por outros motivos, como curiosidade ou até mesmo para brincar. Para isso, é importante atentar-se aos sinais que o cachorro oferece.

Normalmente, um cão agressivo pode latir ou rosnar na direção do seu alvo - neste caso, você. Além do mais, o bichano costuma apresentar um olhar fixo e orelhas apontadas para frente. O rabo rígido, na altura do corpo, também pode ser um sinal de agressividade. 

Ainda que todos estes sinais sejam identificados, o ataque ainda não é garantia. Isso porque o animal pode demonstrar sua insatisfação, mas sem partir para cima. Neste caso, sua missão é evitar que o ataque aconteça de fato: evite o contato visual e movimento bruscos.

Quantas vezes por dia os pets podem comer?

COMO IMPEDIR UM ATAQUE DE CACHORRO?

Movimentações exageradas pode fazer com que o cão o veja como uma possível ameaça. Neste caso, ele irá atacá-lo. Por outro lado, também não é recomendado correr, pois trata-se de um comportamento comum de de presas. Assim, o animal vai entrar em perseguição.

E, com exceção de raças menores ou com problemas respiratórios, o mais provável é que o cachorro seja mais rápido. Pesquisas apontam que os homens correm a uma média de 9,4 km/h, mulheres correm a uma média de 8,4 km/h. Um labrador, por sua vez, chega a 20km/h.

Ou seja, não é recomendado tentar correr de um cachorro, pois ele deve alcançá-lo com facilidade. A exceção é caso você esteja próximo a um carro ou portão e consiga se proteger do ataque iminente.

COMO SE DEFENDER DE ATAQUES DE CÃES?

Ainda que todas as medidas de prevenção sejam tomadas, às vezes não é possível evitar situações de confroto. Logo, é importante saber como agir e saber se defender de ataques de cães. Vale lembrar que há diferenças no modo de agir entre os animais. De maneira geral, essas são as recomendações:

  • No caso de cachorros pequenos, use seu peso para agarrar o pescoço do animal e afastá-lo;
  • Com cachorros maiores, a orientação é adotar uma postura defensiva: entre em posição fetal e proteja áreas vitais, como pescoço, a cabeça e a garganta de mordidas e arranhões.

A defesa também pode incluir mochilas, pedaços de madeira e outros objetos. Os itens podem ser usados para afastá-los, arremessando para longe a fim de gerar interesse, ou como uma barreira de proteção entre você e o animal. 

Caso seja necessário usar a força, não hesite. Objetos também podem ser usados para atingir o cachorro. Mas lembre-se: a intenção não é matá-lo, e sim cessar o ataque. Uma boa dica é usar sprays de pimenta na direção do animal. 

Também é importante chamar a atenção de outras pessoas - em especial, o dono do cachorro, que pode saber como controlar o próprio animal. Será mais fácil escapar sem maiores problemas com ajuda.

Pets podem contrair dengue, zika ou chikungunya?

COMO SEPARAR?

Caso você não seja a vítima, outras dicas também são importantes. Em especial, cuidado redobrado com as crianças, que são mais frágeis e suscetíveis a ataques. Se perceber a presença de um cão que possa oferecer risco, a coloque em lugares altos, longe do alcance do animal.

Agora, se a intenção é separar um ataque - seja a pessoas ou outros animais, é importante não puxar nenhum dos envolvidos. O gesto pode agravar os possíveis ferimentos. O ideal é enforcar o animal agressor, fazendo com que ele fique sem ar e abra a boca instintivamente.

Mais uma vez, vale ressaltar que a intenção é apenas fazer com que o cachorro solte a vítima. Por isso, a ação exige perícia para não matá-lo. Segurar o cão agressos pelas pernas traseis também é eficaz. Desta forma, ele se desequilibra e tende a soltar a vítima.

Balde com água, uso de extintores de incêndio e objetos entre os dentes do animal agressor também são estratégias recomendadas. Em todas as opções, é importante tomar cuidado para não se tornar alvo do animal.