AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Laura Cardoso relembra cena de ‘Mulheres de Areia’: “Me emocionou muito”

Laura Cardoso, que está no ar na reprise de ‘Mulheres de Areia’, falou ainda sobre outros papéis marcantes

*Rodrigo Ceribelli, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 11/07/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Laura Cardoso viveu a Isaura, em 'Mulheres de Areia'. - Acervo Globo
Laura Cardoso viveu a Isaura, em 'Mulheres de Areia'. - Acervo Globo

Não existe ninguém que não admire o talento e vitalidade de Laura Cardoso. Aos 95 anos de vida, a atriz relembrou a personagem Isaura, da novela ‘Mulheres de Areia’, que atualmente está sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, nas tardes da TV Globo. “Uma das cenas mais fortes que me lembro foi quando a minha personagem, Isaura, perde a sua filha, Raquel. Essa cena me emocionou muito”, contou, em conversa exclusiva com a coluna, de AnaMaria Digital.

Na ocasião, as gêmeas Ruth e Raquel vão juntas andar de barco e acabam sofrendo um acidente. Tonho da Lua, personagem de Marcos Frota, consegue resgatar Ruth, que estava com a aliança de Raquel em uma das mãos, após tentar salvar a irmã. É aí que o escultor tem a ideia dela assumir o lugar da irmã, supostamente morta.

Com quase 80 anos de carreira na TV, Laura Cardoso declarou ainda ter um carinho especial por todas as suas personagens “[Participar da novela] ‘Chocolate com Pimenta’ foi um presente para mim”, ressalta a veterana. “A história de Walcyr Carrasco foi maravilhosa, tinha um elenco especial, fiquei muito feliz de participar. Dei muitas risadas nos bastidores, me diverti demais, foi uma das novelas que mais gostei de fazer.”

Para finalizar, ela declarou uma lembrança das gravações da novela ‘A Viagem’, em que vivia a sogra do personagem de Miguel Falabella, que era assombrada por Alexandre (Guilherme Fontes). “Um dia estava esperando para gravar e apareceu uma senhora com um menino de sete anos, dizendo que ele tinha medo de mim devido às cenas de espiritualidade”, conta, se divertindo.

TRAJETÓRIA DE LAURA CARDOSO

Nascida em 1927, na cidade de São Paulo (SP), é fato que Laura Cardoso veio para brilhar no mundo das artes. A famosa deu início à sua carreira ainda jovem, com apenas 15 anos, ao participar das novelas da Rádio Cosmos, em 1942. Ingressou na TV quando a nova tecnologia dos estúdios televisivos acabara de chegar ao Brasil, nos anos 1950, trazidos por Assis Chateaubriand. Aos 25 anos, estreou no programa “Tribunal do Coração”, de 1952, na extinta TV Tupi.

Na mesma emissora, Laura Cardoso participou das novelas “Um Lugar ao Sol”, de 1959 e “Ídolo de Pano”, em 1975. Já na Bandeirantes, em 1981, integrou no elenco dos folhetins “Ninho de Serpente” e “Renúncia”. Também trabalhou nas emissoras Record e TV Cultura.

Finalmente na TV Globo, trabalhou em “Pão Pão, Beijo Beijo”, de 1983, “Livre Para Voar”, de 1984, e “Fera Radical”, em 1988. Já nos anos 1990, fez ‘Mulheres de Areia’, ‘A Viagem’, ‘Rainha da Sucata’, ‘Irmãos Coragem’, e ainda ‘Explode Coração’, de Glória Perez. A partir dos anos 2000, interpretou personagens nas novelas “Duas caras”, “O Profeta”, “Chocolate com Pimenta”, “Caminho das Índias”, “Araguaia”, e uma de suas últimas produções, “O Outro Lado do Paraíso”, dentre outros.

No cinema, a atriz também consagrou seu nome. Laura Cardoso participou de mais de 25 filmes, dentre eles, “Através da Janela”, de 2000, que lhe garantiu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Miami no mesmo ano.