AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Tony Ramos fala sobre cena emblemática em ‘Mulheres Apaixonadas’: "Teatro aberto"

Sequência de perseguição policial, em que Téo e Fernanda são baleados, vai ao ar esta semana no ‘Vale a Pena Ver de Novo’

Redação Publicado em 17/10/2023, às 09h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vanessa Gerbeli e Tony Ramos durante cena emblemática de 'Mulheres Apaixonadas" - TV Globo
Vanessa Gerbeli e Tony Ramos durante cena emblemática de 'Mulheres Apaixonadas" - TV Globo

Uma das cenas mais marcantes de ‘Mulheres Apaixonadas’ é o momento em que Téo (Tony Ramos) e Fernanda (Vanessa Gerbelli) são baleados em uma rua do Leblon, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, durante uma perseguição policial a assaltantes. A sequência vai ao ar no ‘Vale a Pena Ver de Novo’ a partir do capítulo de hoje, dia 16.

Para Tony Ramos, a sequência é a mais emblemática da novela de Manoel Carlos. "A cena foi toda cercada de muito cuidado com quem morava, com os donos de restaurantes, etc. Foi lindo, um momento muito marcante! Teve até aplausos do público quando tudo acabou, como se fosse um teatro aberto”, conta.

Realizada em 2003, a gravação atraiu mais de 1.500 curiosos e, ao todo, mais de 400 pessoas estiveram envolvidas nas filmagens. Para produzir as cenas, trabalharam 180 profissionais, entre eles diretor, assistentes de direção, câmeras, cenógrafos, produtores de arte, figurinistas, seguranças, equipe técnica e coordenadores de trânsito. Além disso, para simular o engarrafamento, participaram 120 carros de figuração, 100 figurantes e 20 dublês de ação, que interpretavam os policiais. 

COMO COMEÇOU?

Há algum tempo, Salete (Bruna Marquezine) tem premonições da morte da mãe. Horas antes do ocorrido, a menina fica aflita e se despede dolorosamente de Fernanda. Salete também deixa um desenho com Téo, que vai encontrar sua mãe naquele dia. O acidente acontece quando o saxofonista dá uma carona para Fernanda até o hotel, após deixar Salete na escola. No meio do caminho, os dois ficam presos no trânsito e são surpreendidos por um tiroteio que toma conta da região. O ex-marido de Helena (Christiane Torloni) tenta proteger Fernanda, mas é atingido pelos disparos, assim como a mãe de Salete.

 “Vanessa Gerbelli e eu estamos numa rua do Leblon, a Dias Ferreira, e bem realisticamente o Papinha (Rogério Gomes), diretor da novela, realiza um tiroteio. As filmagens duraram dois dias e a TV Globo avisou a toda aquela área que teria essa gravação. Nesse tiroteio entre policiais e assaltantes, o Téo e a Fernanda ficam no meio. Consequentemente, ela recebe uma bala, vai para o hospital e acaba falecendo”, relembra o ator. “O meu personagem também recebe tiro, fica na UTI por vários capítulos. Ali houve, sem dúvidas, vários momentos de muita emoção. E é inesquecível como há uma virada na história da novela naquele momento”, completa.

Vinte anos depois, os bastidores das filmagens permanecem vivos na memória de Tony Ramos, que se recorda com carinho do momento: “É uma cena icônica na história da televisão, pela maneira como foi feita, com a direção do Rogério Gomes (Papinha). Ali a gente via muito bem a qualidade do trabalho dele e de toda a produção. A equipe da TV Globo preveniu o bairro, aquela região toda, os restaurantes, as lanchonetes, os moradores dos edifícios de que haveria a sequência, em determinado dia... Foi tão bonita a recepção, como compreenderam que nós precisávamos daqueles 200 e tantos metros da rua naquele intervalo de tempo para fazer o tiroteio", conta.

Exibida no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, ‘Mulheres Apaixonadas’ tem autoria de Manoel Carlos, com colaboração de Fausto Galvão, Vinícius Vianna e Maria Carolina. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, logo após ‘Sessão da Tarde’.