AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Após sugerir assassinato de Lula, Comitê Olímpico Brasileiro decide punição de Wallace

Wallace foi punido por incitar a violência contra o presidente Lula

Wallace sugeriu "tiro na cara" do presidente. - Instagram/@wallaceleandro08 e @lulaoficial
Wallace sugeriu "tiro na cara" do presidente. - Instagram/@wallaceleandro08 e @lulaoficial

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) decidiu a punição para Wallace, que publicou uma enquete sugerindo um “tiro na cara do Lula” nas redes. O jogador de vôlei está suspenso de todas as competições organizadas pela entidade até a finalização do processo.

Além da proibição de participar de campeonatos do COB, o atleta também está vetado dos torneios da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e não poderá treinar com a seleção brasileira do esporte.

O desembargador Ney Bello, conselheiro de ética da entidade olímpica, fez questão de ressaltar a importância do extra-campo dos atletas no papel de influenciador na sociedade: 

"Roberto Dinamite, Pelé, Maria Lenk, Esther Bueno não tiveram apenas a honra e a glória de serem campeões. Todos tiveram a responsabilidade de educar gerações que precisavam pautar-se por princípios éticos e morais para seguirem na luta pela construção de uma sociedade melhor para todos, não obstante as opções políticas de cada um”, argumenta.

"Sugerir, perguntar, incitar o uso de armas e, pior, a detonação no rosto da autoridade máxima do país - por nenhuma razão e sob nenhum critério - se amolda ao comportamento esperado, exigido e aguardado de um campeão olímpico", finaliza o desembargador.

Apesar da punição não abranger o treinamento em clubes, o Cruzeiro, clube de Wallace, também suspendeu o jogador por tempo indeterminado. A decisão do time mineiro foi divulgada na última terça-feira (31).


A POSTAGEM

Wallace, jogador de vôlei do Cruzeiro, fez uma publicação em tom ameaçador contra o presidente Lula (PT). Tudo porque o jogador republicou uma questão que recebeu de um seguidor no Instagram: 'Daria um tiro na cara do Lula com essa 12?'.

Ele havia aberto uma caixinha de perguntas na rede social após publicar uma imagem de si próprio em um clube de tiros. Entre várias questões recebidas e repostadas, o jogador, um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), compartilhou a mensagem sobre Lula.

Na mesma imagem, o jogador do Cruzeiro fez uma enquete em tom irônico: 'Alguém faria isso?', perguntou, em mensagem acompanhada por um emoji de anjinho. As respostas possíveis eram "sim" e "não". A publicação logo gerou críticas ao jogador nas redes sociais, o que fez com que Wallace logo a apagasse de sua conta.