AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

'BBB 24': Psicóloga analisa falas de Rodriguinho sobre Yasmin Brunet

Comentários do participante sobre a aparência de Yasmin Brunet gerou intensa discussão nas redes sociais

Da Redação Publicado em 16/01/2024, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rodriguinho e Yasmin Brunet - Foto: Reprodução/Rede Globo
Rodriguinho e Yasmin Brunet - Foto: Reprodução/Rede Globo

O pagodeiro Rodriguinho, de 45 anos, emitiu comentários de teor machista sobre a aparência de Yasmin Brunet, de 35 anos. Ele afirmou que "ela já foi melhor" e insinuou que a modelo está envelhecendo, fazendo observações sobre sua alimentação.

"Ela está mais velha hoje, mas é bonita ainda (…) assim, você percebe que ela está mais velha. Ela largou a mão aqui; hoje ela comeu dois pacotes de bolacha com requeijão”, disse o brother, em seguida apelidando a modelo de “Yasmin Comer”.

Neste sentido, a AnaMaria Digital conversou com a psicóloga Sylvia Loeb. De acordo com ela, as falas do participante evidenciam tanto o etarismo (preconceito baseado na idade) quanto o machismo e objetificação do corpo da mulher na sociedade.

“Neste contexto, a beleza feminina é uma ameaça aos homens, que desejam controlar e cercear esta beleza; e não é raro que o sexo masculino deseje punir essas mulheres por elas exercerem tanto fascínio”, afirma Sylvia.

“O que está acontecendo no 'BBB 24' é um exemplo claro de etarismo, que afeta de maneira bastante prejudicial as mulheres, principalmente porque vivemos em uma sociedade patriarcal, onde o machismo e a misoginia influenciam as interações sociais. As mulheres facilmente são rotuladas de velhas e ultrapassadas, têm seus corpos julgados, ao contrário do que não acontece com os homens”, explica.

Ainda segundo Sylvia, o combate ao etarismo envolve romper com estereótipos e preconceitos relacionados à idade, reconhecendo o valor das pessoas de todas as faixas idades. “Acima de tudo, a valorização da diversidade, seja etária, de gênero, cultural ou religiosa, contribui para a formação de uma sociedade plural e, portanto, para um mundo mais justo, onde todos podem ser respeitados e ouvidos”, conclui.

CONHEÇA

Yasmin Brunet é do Rio de Janeiro. Filha da também modelo Luiza Brunet, começou a carreira aos 13 anos, com o apoio da mãe. Seu primeiro desfile foi na São Paulo Fashion Week. Aos 17, mudou-se para Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde morou por nove anos para se dedicar às passarelas. Como modelo fotográfica, representou diversas marcas internacionais e, durante a carreira, estampou capas de revistas e participou de semanas de moda no Brasil e no exterior. Também fez um trabalho como atriz, em 2015, na novela ‘Verdades Secretas’. Vegana, tem uma marca de produtos de beleza cruelty-free – cujos testes não são feitos em animais –, da qual se orgulha muito.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!