AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Dalai Lama pede desculpas após vídeo com pedido polêmico a criança

Dalai Lama pediu para criança chupar sua língua em evento público; vídeo provocou protestos

Dalai Lama pede desculpas após vídeo pedindo a criança para "chupar" sua língua - Youtube/CNN
Dalai Lama pede desculpas após vídeo pedindo a criança para "chupar" sua língua - Youtube/CNN

O Dalai Lama pediu desculpas após surgir um vídeo surgir mostrando o líder espiritual beijando uma criança na boca e, logo depois, pedir para ela “chupar” sua língua. A gravação aconteceu durante um evento no norte da Índia, em fevereiro passado.

Seu pedido de desculpas aconteceu após um vídeo do episódio, que ocorreu durante um evento na cidade de Dharamshala, e se tornou viral nas redes sociais – com muitos usuários criticando as ações do Dalai Lama, nesta segunda-feira (10).

O escritório do líder espiritual, em um comunicado divulgado hoje, afirmou que “deseja se desculpar com o menino e sua família, bem como com seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado”, acrescentando que “lamenta” o incidente ocorrido.

“Sua Santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e divertida, mesmo em público e diante das câmeras”, diz o comunicado. as imagens, é possível ver o menino se aproximando do ganhador do Nobel da Paz antes de perguntar: “Posso te abraçar?”

ESCÂNDALO

Atualmente com 87 anos, o líder espiritual convida o menino para subir no palco, aponta para sua bochecha e diz: “primeiro aqui”, levando o menino a lhe dar um abraço e um beijo. Na sequência, ele  aponta para os próprios lábios e diz: “Então, acho que, finalmente, aqui também”. Ele então puxa o queixo do menino e o beija na boca. “E chupe minha língua”, diz ele depois de alguns segundos, colocando a língua para fora. Veja o vídeo:

Conforme a CNN, a identidade do garoto não é conhecida, mas ele estava em um evento com a M3M Foundation, braço filantrópico da imobiliária indiana M3M Group, com sede em Dharamshala, onde o Dalai Lama vive em exílio permanente.

Em resposta ao incidente, o proeminente grupo de direitos da criança com sede em Nova Deli, Haq: Center for Child Rights, disse à CNN em um comunicado que condena “toda forma de abuso infantil”.