AnaMaria

Esse site é confiável?

O que você precisa saber para navegar na internet sem cair em golpes

Izabel Duva Rapoport Publicado em 15/09/2017, às 14h32 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

Esse site é confiável? - iStock
Esse site é confiável? - iStock
Para fazer pesquisa com segurança no mundo virtual é preciso cuidado. O principal deles: controlar a curiosidade! Se aparecerem links e banners, por mais atraentes que sejam, a recomendação é não clicar antes de conferir de onde vêm. “Criminosos utilizam
links parecidos com os originais para o usuário acessar um site com conteúdo malicioso”, alerta o webmaster da Microcamp, Aylton Inácio, especialista em busca orgânica na internet. Confira as dicas de segurança dele para você.

Na dúvida, faça uma pesquisa separada
Link suspeito? Faça uma pesquisa, colocando as palavras-chave do site duvidoso (no Google, por exemplo) para ter referências. Vale consultar portais que testam a segurança de sites, como o www.siteadvisor.com.

Leia o endereço com atenção
Desconfie de caracteres estranhos no meio do link, como o número “1” no lugar da letra “l”. Criminosos virtuais fazem de tudo para enganar desatentos.

Passe o mouse no link
Endereços falsos direcionam para um lugar diferente do que parece. Para evitar isso, deslize o mouse sobre o link sem clicar – na parte inferior da página aparecerá a indicação do endereço. Esse é o destino real. Se não o conhece, não clique.

Evite exposição
“Para se preservar, relacione-se só com conhecidos e não deixe informações pessoais e fotos disponíveis no perfil público”, orienta o webmaster.

Instale um antivírus
Muitas versões disparam um alarme quando o usuário clica no link falso – e ainda em tempo de bloquear a ameaça. Mantenha o sistema operacional, antivírus e navegador atualizados.

Cuidado com os encurtadores
Atenção sobre os links gerados por encurtadores de URLs, tipo bit.ly. “Eles criam uma máscara para o destino real do site”, alerta o especialista.

Não acredite em mentiras 
“Na internet, qualquer pessoa tem facilidade para publicar o que quiser”, afirma Aylton. Vale pesquisar sites diferentes para comparar os conteúdos e verificar as fontes de cada um.

Tem cadeado?
Em uma loja virtual, confira se ao lado do link tem um cadeado verde. Não? O site pode ser fajuto. Sim? A chance de o site ser confiável aumenta, principalmente, se o nome da empresa surgir ao lado dele. Confira no site do Procon a lista de lojas virtuais que devem ser evitadas (bit.ly/SKcpsf).