AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Atos antidemocráticos

Golpistas invadem Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF em Brasília

Vidraças do monumento foram destruídas, enquanto militares tentavam conter participantes de ato antidemocrático

Da Redação Publicado em 08/01/2023, às 16h40 - Atualizado às 17h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Golpistas invadem Congresso Nacional em atos antidemocráticos. - TV Globo
Golpistas invadem Congresso Nacional em atos antidemocráticos. - TV Globo

O Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto foram invadidos por manifestantes antidemocráticos neste domingo (8), após eles entrarem em confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Os golpistas estavam munidos com pedaços de paus e pedras.

A Polícia Militar até tentou conter essas pessoas, apoiadoras do ex-presidente Jair Bolsonaro, com uso de spray de pimenta. Eles, porém, invadiram a área de contenção que cercava o Congresso Nacional. Imagens do local chegaram a mostrar que um veículo da Força Nacional caiu no espelho d'água do Congresso. O presidente Lulaestá fora da cidade, cumprindo agenda oficial no Estado de São Paulo.

Os policiais também usaram bombas de efeito moral na tentativa de conter os participantes do ato antidemocrático. Até a última atualização desta publicação, a Polícia Militar ainda não havia se manifestado sobre a invasão.

SUPREMO FOI INVADIDO TAMBÉM

Após quebrarem parte do Congresso Nacional, os bolsonaristas radicais também invadiram o Supremo Tribunal Federal (STF), quebrando vidros da fachada, até entrarem no prédio e chegaram ao plenário. Lá, os bolsonaristas radicais chegaram até o quarto andar e depredaram a sede do Poder Executivo.

Conforme o G1, o ex-ministro da Justiça e atual secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, determinou que o setor de operações da pasta tome "providências imediatas para o restabelecimento da ordem no centro de Brasília. "Cenas lamentáveis agora na Esplanada dos Ministérios."

Após a invasão, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse em uma rede social que em uma conversa por telefone, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que "está concentrando os esforços de todo o aparato policial, no sentido de controlar a situação". Segundo ele, os golpistas devem "sofrer o rigor da lei com urgência".