AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Retirou do ar

Grupo Boticário "lamenta desconforto" causado por campanha em Caraíva

Em nota enviada à colunista, empresa cita polêmica com repúdio de "membros da comunidade durante passagem pelo vilarejo" no sul da Bahia

*Paty Moraes Nobre, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 11/01/2024, às 22h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Campanha retirada do ar pela Boticário era estrelada por influenciadoras. - Reprodução/Instagram
Campanha retirada do ar pela Boticário era estrelada por influenciadoras. - Reprodução/Instagram

O Grupo Boticário enviou, por meio da assessoria de imprensa, um comunicado a Revista AnaMaria após a repercussão polêmica da nova campanha, intitulada "Floratta Romances de Verão - Intensas em Caraíva".

Em nota, a empresa alega lamentar "o desconforto causado aos membros da comunidade durante passagem pelo vilarejo", o que, segundo texto, não representam o que acreditam e construíram nas relações e comunicações.

Leia comunicado na íntegra:

"Nós, do Boticário, admiramos e respeitamos as belezas naturais de Caraíva e acreditamos que elas estimulam conexões e experiências únicas - o que inspirou os conteúdos de Floratta Romance de Verão na região. Valorizamos principalmente sua relevância cultural, social e ambiental e o que representam
para o país.

Lamentamos o desconforto causado aos membros da comunidade durante nossa passagem pelo vilarejo e que não representam o que acreditamos e construímos em nossas relações e comunicações.

Tomamos conhecimento da nota e estamos tratando o tema com a devida atenção e prioridade. Em respeito, as publicações foram removidas de nossas redes sociais. Reforçamos nosso comprometimento, ética, transparência e responsabilidade socioambiental, que norteiam nossas frentes de atuação nesses mais de 46 anos de história."

ENTENDA O CASO

Entidades que representam empresários e moradores de Caraíva, vilarejo distrito de Porto Seguro, no sul da Bahia, demonstraram indignação pública à nova campanha do Grupo Boticário, intitulada ¨Floratta Romances de Verão - Intensas em Caraíva¨, nesta quinta-feira (11).

Os vídeos mostram as influenciadoras Duda Riedel, Julia Tedesco e Laura Brito como três amigas solteiras, chamadas de Floratta Girls, em busca de um amor de verão. Aparentemente, trata-se do primeiro vídeo de uma série. Após a manifestação, os conteúdos da campanha, postados nos perfis de Instagram e TikTok da marca e das influenciadoras, foram retirados do ar.

Em nota de repúdio, representantes do Conselho Comunitário e Ambiental de Caraíva (CCAC) e da Associação do Nativos de Caraíva (ANAC) solicitaram "a suspensão imediata da ação em Caraíva, a retirada das mídias de toda que qualquer divulgação deste evento e, aos órgãos responsáveis Instituto Chico Mendes (ICMBIO), Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, as medidas cabíveis conforme legislação vigente, com aplicação de multa e todas as responsabilidades legais envolvidas às pessoas da organização e diretoria do Grupo Boticário".

*PATY MORAES NOBRE é jornalista há 22 anos e com especialização em turismo e gastronomia. Atuou em empresas como Portal iG, Jovem Pan, UOL, Editora Globo e Revista IstoÉ. Nômade digital, a colunista compartilha suas experiências em seu perfil de Instagram (@patymoraesnobre), onde está à disposição para conversar com os leitores.