AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Lula assume a presidência do Brasil pela terceira vez

Milhares de eleitores foram a Brasília acompanhar a posse de Lula

Momento em que Lula assina o termo de posse e oficializa sua volta à presidência. - Governo Federal
Momento em que Lula assina o termo de posse e oficializa sua volta à presidência. - Governo Federal

O dia 1º de janeiro de 2023 marca a volta de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência do país e o fim do governo de Jair Bolsonaro, eleito em 2018. Esta é a terceira vez que Lula assume o cargo mais alto do governo brasileiro.

Oficializada na tarde deste domingo (01), a posse do petista foi acompanhada por milhares de eleitores que foram até Brasília para a cerimônia. O presidente foi ovacionado ao desfilar em carro aberto ao lado da primeira-dama, Janja Silva.

Além de chegar ao lado da esposa, Lula entrou no Congresso acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, e Arthur Lira, presidente da Câmara.

Eleito no segundo com 50,9% dos votos válidos, Lula torna-se o 39º presidente da República Federativa do Brasil. Ele já havia assumido o cargo por dois mandatos seguidos, entre 2003 e 2010.

A POSSE

A cerimônia começou com um minuto de silêncio em homenagem a Pelé e, após a execução do hino nacional, o presidente assinou o termo de posse e oficializou seu início no cargo.

Em seu discurso, Lula voltou a falar sobre a guerra contra a fome e relembrou seus dois governos anteriores, além de citar, carinhosamente, a ex-presidente Dilma Roussef.