AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Chuva de meteoros

Madrugada de segunda para terça-feira promete chuva de meteoros

O fenômeno é resultado da fragmentação de um cometa que passou perto da Terra

Da Redação Publicado em 30/05/2022, às 14h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A chuva de meteoros poderá ser vista mais facilmente das regiões Norte e Nordeste do Brasil - Unsplash/Austin Schmid
A chuva de meteoros poderá ser vista mais facilmente das regiões Norte e Nordeste do Brasil - Unsplash/Austin Schmid

Uma chuva de meteoros ocorrerá na madrugada desta terça-feira (31), resultado da fragmentação do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3), que deixou uma série de detritos em sua última passagem perto da Terra.

O momento mais intenso da chuva de meteoros, denominado Tau Herculidas, acontecerá entre 0h50 e 2h10 da manhã. A visibilidade do show de luzes, no entanto, dependerá de alguns fatores, como a posição no globo.

Aqueles que estiverem no Hemisfério Norte terão uma visão melho do evento. A maior parte do Brasil, no entanto, se encontra no Hemisfério Sul, onde o número de meteoros será menor. Por isso, quem estiver em latitudes próximas à cidade de Manaus ou acima dela, terá uma vista privilegiada.

O astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do EXOSS, um projeto de pesquisas de meteoros, disse que não se pode definir com precisão quantos meteoros haverá no céu. “Pode ser que seja uma chuva fraca, intensa e até mesmo uma tempestade de meteoros”, afirmou.

De Cicco ainda recomendou que as pessoas busquem um lugar “bem escuro, afastado das luzes de cidades grandes e seguro” para presenciar o evento da melhor maneira possível. A Lua não será um problema para a visibilidade já que se encontra em sua fase menos brilhante, a Nova.

Em agosto, será possível ver o cometa que originará o fenômeno desta madrugada por meio de telescópios amadores de médio porte, já que ele estará passando pela constelação de Leão, bem visível do Brasil durante a noite.