AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Orgulho LGBTI

Relembre 8 beijos gays que fizeram história na TV brasileira

Confira 8 beijos gays que fizeram história na TV brasileira

Por Ives Ferro Publicado em 18/06/2019, às 15h37 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cenas das novelas 'Amor e Revolução' e 'Amor à Vida'. - Reprodução/ SBT/ TV Globo
Cenas das novelas 'Amor e Revolução' e 'Amor à Vida'. - Reprodução/ SBT/ TV Globo

A diversidade é um tema recorrente na teledramaturgia brasileira. Desde os anos 1950, quando foi ao ar a primeira telenovela, autores e diretores buscavam abordar, da melhor forma possível, romances entre pessoas do mesmo sexo.

Acontece que nem todos os personagens foram bem recepcionados. Isso culminou, na maioria das vezes, no "sumiço" repentino destas figuras, ou até mesmo em mortes - como no caso de Leila (Silvia Pfeiffer) e Rafaela (Christiane Torloni) em 'Torre de Babel' (1998). 

A exibição de sequências com relações homoafetivas, de uma forma natural e bem recepcionada pelo público, foi conquistada graças a uma longa jornada na televisão. AnaMaria Digital relembra 8 beijos históricos nas telenovelas do Brasil.

1 - Luciana Vendramini e Giselle Tigre - ‘Amor e Revolução’ (2011)

Foto: Reprodução/ SBT

Na novela, escrita por Tiago Santiago e exibida no SBT, as personagens de Luciana e Giselle deram o que foi considerado o primeiro beijo gay na TV aberta brasileira. Enquanto a Globo não se decidia por exibir relacionamentos assim de forma mais realista em seus folhetins, a emissora de Silvio Santos deu o pontapé inicial.

Apesar de ter sido um marco importante, a cena gerou uma repercussão negativa que, associada à baixa audiência da trama, fez com que a produção vetasse mais sequências como essa. Em ‘Amor e Revolução’, os atores Lui Mendes e Carlos Thiré também fariam uma cena semelhante, mas a ideia acabou abandonada.

2 - Thiago Fragoso e Mateus Solano - ‘Amor à Vida’ (2013)

Foto: Reprodução/ TV Globo

Com o sucesso do vilão Félix, interpretado por Solano, o autor Walcyr Carrasco decidiu dar foco ao personagem. E a boa aceitação da relação dele com Niko (Fragoso) pelo público fez com que a TV Globo desse o sinal verde para mostrar o primeiro beijo gay nas telinhas da emissora.

O tão esperado momento foi exibido apenas nos minutos finais do último capítulo da novela, que obteve uma audiência acima de meta esperada, e arrancou elogios pelas redes sociais.

3 - Tainá Muller e Giovanna Antonelli - ‘Em Família’ (2014)

Foto: Reprodução/ TV Globo

A despedida do dramaturgo Manoel Carlos do horário nobre da Globo marcou também o primeiro beijo entre duas mulheres na emissora. A história da artista Marina (Tainá), que se envolvia com Clara (Giovanna), nem gerou tanta repercussão - visto que a novela vinha sofrendo quedas bruscas na audiência pela trama considerada “fraca” -, mas não deixou de ter sua importância na TV.

4 - José Mayer e Klebber Toledo - ‘Império’ (2014)

Foto: Reprodução/ TV Globo

Depois de ‘Amor à Vida’, a emissora carioca se sentiu mais à vontade para abordar romances homossexuais de uma forma mais natural. O casal Cláudio (Mayer) e Leonardo (Toledo) chamou atenção pela diferença de idade entre os atores. Houve um pouco de receio, mas a produção liberou o beijo dos dois, que esteve mais para um selinho.

5 - Nathalia Timberg e Fernanda Montenegro - ‘Babilônia’ (2015)

Foto: Reprodução/ TV Globo

Apesar do folhetim ter sido um fracasso de audiência e crítica, as veteranas mergulharam de corpo inteiro para viver o casal de advogadas que criava o neto, interpretado por Chay Suede, como filho. 

Logo no primeiro capítulo, os autores optaram por exibir um beijo entre as mulheres da terceira idade - fato que pegou o público de surpresa. A sequência gerou diversas críticas negativas, alegando-se que não houve uma “preparação” dos telespectadores.

6 - Caio Blat e Ricardo Pereira - ‘Liberdade, Liberdade’ (2016)

Foto: Reprodução/ TV Globo

Mais tarde, a Globo decidiu inovar ainda mais e exibiu uma cena de sexo entre dois homens. A sequência foi ao ar em ‘Liberdade, Liberdade’, na faixa das 23h, e representou um importante avanço. 

A trama histórica, com a Inconfidência Mineira de pano de fundo, ousou com o romance entre um militar (Ricardo) e um rapaz afeminado (Caio). A aproximação entre os personagens foi traçada de uma forma muito delicada, e a cena acabou sendo muito festejada nas redes sociais.

7 - Manoela Aliperti e Giovanna Grigio - 'Malhação: Viva a Diferença' (2017)

Foto: Reprodução/ TV Globo

Inicialmente, o folhetim, que venceu o Emmy Internacional de Melhor Série, sofreu muitas críticas negativas por não fazer jus ao subtítulo 'Viva a Diferença'. Entretanto, o autor Cao Hamburguer optou por unir duas figuras muito queridas da novela, e deu certo!

A química entre Samantha (Giovanna) e Lica (Manoela) funcionou para o público mais jovem de 'Malhação'. Com a boa aceitação, houve o primeiro beijo lésbico depois de 27 temporadas da clássica novela teen.

8 - Juliano Laham e Pedro Muller - 'Orgulho e Paixão' (2018)

Foto: Reprodução/ TV Globo

Por fim, tivemos o primeiro beijo gay exibido no horário das 18h. Em 'Orgulho e Paixão', os fãs torciam por Luccino (Juliano) e Otávio (Pedro). O casal, chamado de 'Lutávio' pelos fãs, trocou palavras singelas e delicadas antes de se beijarem.