AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Volta por cima

Tchau Dia dos Namorados! Veja 6 dicas para superar o fim de um relacionamento

Precisando superar o fim de um relacionamento? Confira essas 6 dicas

Da Redação Publicado em 12/06/2019, às 08h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Não existe fórmula mágica, cada um é um. Mas existem atitudes que podem auxiliar! - Banco de Imagens/Getty Images
Não existe fórmula mágica, cada um é um. Mas existem atitudes que podem auxiliar! - Banco de Imagens/Getty Images

O Dia dos Namorados é celebrado nesta quarta-feira (12), mas você pode ser uma daquelas pessoas que teve o azar de terminar um relacionamento justamente perto desta data. 

Pode se preparar, pois você certamente escutará muitos conselhos quando comentar com os amigos que sua história de amor chegou ao fim.

Alguns te darão refletir. Outros, porém, oferecerão palavras que você julgará bobas, talvez até irritem. No entanto, a intenção é sempre a mesma: oferecer ajuda! 

Justamente por isso, AnaMaria Digital conversou com Tatiana Pimental, CEO e fundadora da Vittude, plataforma que conecta psicólogos e pacientes, e separou seis conselhos para te ajudar a superar o fim de uma história de amor.

“Todas essas dicas de como superar o fim de um relacionamento são para homens e mulheres, ok? A dor não faz distinção de sexo. E o comportamento, ao contrário do que se possa cogitar, é muito semelhante entre humanos”, esclarece.

Mas, desde já, saiba que não existe fórmula mágica, pois cada um é um. Permita-se ler as sugestões sem julgamentos, ignorando aquelas que não "conversam" com as suas dores. 

1. RESPEITE SEU TEMPO
Apesar de ser um conselho tão batido, costumamos desprezá-lo. Mas é um mandamento que não deveríamos perder de vista.

Respeitar o próprio tempo é aceitar a temporada de choros e entender que a tristeza não faz as malas no dia seguinte à partida do amor. Aceite convites para sair de casa, abrace oportunidades de se divertir. Contudo, sem se cobrar por uma recuperação instantânea.

Por outro lado, respeitar seu tempo é, também, não aceitar a fossa como moradia fixa. Se perceber que o desânimo está indo longe demais, procure ajuda de um psicólogo. Ele vai auxiliar a descobrir novos caminhos para o pensamento.

2. INVISTA NA AUTOIMAGEM
Autoimagem é olhar para si, sem esperar a aprovação do outro. Investir nisso é priorizar o relacionamento saudável com a pessoa que você mais convive: você mesmo.

Caso se coloque para baixo, terá que conviver com essa personalidade derrotista que alimentou. Não seja, para si mesmo, o que não gostaria de encontrar ou receber de outro alguém.

Além da beleza, descubra formas de autocuidado que lhe dão prazer. Pode ser através até da alimentação ou de uma atividade física nova. 

3. DEIXE O PASSADO NO PASSADO
“Não espere esquecer a pessoa com quem conviveu. Isso não vai acontecer”, aconselha Tatiana. Lembranças vão surgir, mas não as deixe como parâmetros para um relacionamento futuro. 

Você pode lembrar do relacionamento que acabou só pelas "partes boas", criando uma expectativa irreal de um próximo parceiro, que precisará ser tudo aquilo que a memória estabeleceu como padrão de felicidade.

Ou então, lembrar das coisas ruins e enxergar indícios de repetições em atitudes que, na verdade, não têm correspondência com a experiência do passado. Aprenda com os erros e evite ciladas. Porém, não confunda bom senso com fixação.

Outra conselho importante: nada de stalkear a vida do antigo amor pelas redes sociais! Nem através de amigos em comum. Cedo ou tarde, isso lhe trará mais sofrimento. “Sua meta é romper o vínculo e dar espaço a novas conquistas, histórias, memórias”, explica a especialista.

4. ISSO TAMBÉM VAI PASSAR
Faça disso um mantra. Repita, para si mesmo, quantas vezes precisar. Não apenas em situações de términos.  Essa é uma das principais dicas de relacionamento com a vida. Tudo passa. Infelizmente, até o que é bom.

5. PENSE POSITIVO
É bem difícil um relacionamento acabar quando ambos estão apaixonados, vamos admitir. Então, o que foi mesmo que você perdeu? Foque em notar o que o fim trouxe de bom e reencontre-se.  Aproveite a liberdade. Reinvente seu cotidiano. Dê espaço para suas preferências e escolhas individuais. Faça do momento um desafio de evolução pessoal.

6. ACREDITE EM UM NOVO RELACIONAMENTO
Não fique esperando o novo amor bater em sua porta. Não aguarde alguém lhe resgatar do limbo. Note as pessoas ao seu redor e faça-se notar.

Se gostar da ideia, aceite que amigos lhe apresentem pessoas interessantes. Abra-se para pessoas de seu convívio, amizades que podem virar algo mais. Saia de casa, quando tiver a oportunidade. É sempre simpático dar uma mãozinha para o destino.

Uma opção bem funcional são os aplicativos e sites de relacionamento. Pesquise quais plataformas seriam mais compatíveis com o seu perfil e com o que procura. Seja responsável, cuide-se, mas permita-se algumas paqueras virtuais com encontros reais.

Apenas certifique-se de que, independente do meio que escolher para conhecer gente nova, suas expectativas devem estar com os pés no chão. É natural que algumas tentativas resultem em erro. Aceite e siga em frente!