AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Uso de máscaras em São Paulo será obrigatório a partir de 7 de maio

Decreto foi divulgado pelo governador e prefeito da cidade

Da Redação Publicado em 04/05/2020, às 15h00 - Atualizado às 15h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O governador João Doria em pronunciamento, na tarde desta segunda (4) - Governo do Estado de São Paulo
O governador João Doria em pronunciamento, na tarde desta segunda (4) - Governo do Estado de São Paulo

Para conter o avanço do coronavírus, o governo de São Paulo decretou que, a partir da próxima quinta-feira (7), o uso de máscaras nas ruas da cidade é obrigatório. O decreto com mais informações será divulgado na próxima terça-feira (5), segundo o governador João Doria comunicou hoje (4).

Além do uso obrigatório das máscaras nas ruas e transportes públicos, algumas ruas e avenidas da cidade começaram a ter bloqueios parciais nesta semana. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a ideia é que o trânsito desestimule as pessoas a saírem de casa e isso aumente a taxa de isolamento social da cidade. 

Ao lado de Doria, o prefeito Bruno Covas afirmou que mais notícias sobre os valores de multas e fiscalização sobre o uso das máscaras serão divulgadas até a próxima quarta-feira (6).

No feriado do Dia do Trabalho (1º), o distanciamento social subiu para 56%, após ter registrado a pior marca (46%) no dia anterior. O ideal é entre 60% a 70%. Além dos bloqueios, a prefeitura posicionou blitz educacionais para conversar com a população e distribuir folhetos com informações sobre o novo coronavírus.

De acordo com a atualização mais recente da Secretaria Estadual de Saúde, foram contabilizados 31.772 casos confirmados de COVID-19 no estado de São Paulo, com 2627 mortes. No Brasil, há 101.147 casos confirmados, com 7.025 mortes. 

A taxa de ocupação nas unidades de terapia intensiva (UTIs) no estado é de 67,9%. Na região da Grande São Paulo, a taxa chega a 88,8%.