AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas / INADMISSÍVEL

Jogador brasileiro é alvo de racismo durante jogo de basquete na Espanha

Yago Mateus foi chamado de macaco por uma torcedora local

Torcedora espanhola chamou Yago Mateus de macaco. - Twitch/@josempuertas
Torcedora espanhola chamou Yago Mateus de macaco. - Twitch/@josempuertas

O brasileiro Yago Mateus, armador da seleção brasileira de basquete, foi alvo de ofensas racistas durante um jogo disputado na Espanha. As câmeras flagraram uma torcedora local chamando o jogador de macaco na partida válida pela Eurocopa.

Além dos gritos de ‘mono’, que significa macaco, direcionados a Yago, é possível observar que as ofensas foram acompanhadas de risadas por parte de alguns torcedores que estavam próximos da moça.

Mesmo sem ouvir as palavras racistas da torcedora do Joventut Badalona, o jogador do Ratiopharm Ulm, da Alemanha, repudiou o episódio ao final da partida, além de afirmar não saber sua atitude caso tivesse escutado.

“Graças a Deus eu não ouvi na hora porque não sei qual seria a minha reação”, iniciou. “Nunca havia passado por isso na minha vida, por uma situação como essa nem no Brasil, nem em outros países onde joguei com meus clubes e com a Seleção Brasileira. Não consigo entender o motivo disso”, lamentou Yago. 

“É revoltante e triste ver que isso acontece, é uma coisa recorrente no esporte, no mundo de hoje, e estamos muito longe ainda da conscientização e de um entendimento de que não há espaço para esse tipo de atitude”, finalizou.

Vale citar que esse caso está longe de ser o primeiro envolvendo brasileiros no país espanhol. Neymar, alvo de músicas racistas, e Daniel Alves, que comeu uma banana após torcedores atirarem a fruta em sua direção, foram alvos há alguns anos. Além dos dois ex-Barcelona, Vinicius Jr, do Real Madrid, está sofrendo ataques racistas com certa frequência na Espanha.


REPERCUSSÃO

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e o Comitê Olímpico do Brasil repudiaram os atos e cobraram que as autoridades espanholas identifiquem e punam a torcedora do Badalona. 

O crime está gravado em vídeo e a identificação é fácil e rápida. A CBB espera que as autoridades espanholas atuem com o rigor da lei e que crimes como esse não passem mais impunes. Yago, estamos com você, e temos a certeza que NADA irá pará-lo”, comentou a CBB.

Além disso, a equipe responsável por gerenciar a carreira de Yago afirmou ter entrado em contato com o clube do atleta para cobrar explicações do time adversário e da entidade organizadora do campeonato.