AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas / Morte de Elizabeth II

Presidentes e primeiro-ministros lamentam a morte de Elizabeth II

Ex-chefes de Estado também prestaram homenagem à rainha da Inglaterra

Da Redação Publicado em 08/09/2022, às 16h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vários mandatários europeus e americanos lamentaram a morte da rainha - Instagram/@theroyalfamily
Vários mandatários europeus e americanos lamentaram a morte da rainha - Instagram/@theroyalfamily

Após a notícia do falecimento de Elizabeth II nesta quinta-feira (8), diversos líderes mundiais prestaram homenagens e lamentaram o ocorrido. 

A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, foi uma das primeiras a se manifestar: "Elizabeth II era a rocha sobre a qual a Grã Bretanha foi construída. Nosso país cresceu e floresceu sob seu reinado. Nos dias difíceis que virão, nos reuniremos com nossos amigos em todo o Reino Unido, o Commonwealth e o mundo para celebrar sua extraordinária vida de serviço. É um dia de grande perda, mas a rainha Elizabeth II deixa um grande legado. Deus salve o Rei", já fazendo referência ao sucessor, Charles.


O presidente francês, Emmanuel Macron, honrou a memória da rainha com uma foto dela e um texto dizendo: "Sua Majestade a Rainha Elizabeth II incorporou a continuidade e a unidade da nação britânica por mais de 70 anos. Guardo a memória de uma amiga da França, uma rainha de copas que marcou seu país e seu século para sempre".


O mandatário estadunidense Joe Biden publicou em seu Twitter o comunicado oficial do governo. “A Majestade Rainha Elizabeth II foi mais do que uma monarca. Ela marcou uma era”, começava. Ao longo do comunicado de duas páginas, o governo de Elizabeth II foi elogiado e a rainha foi definida como uma “governante de dignidade e constância inigualáveis”, que sempre prezou pelo bom relacionamento entre o Reino Unidos e os Estados Unidos. 


O ex-presidente norteamericano Barack Obama também publicou suas condolências junto de sua esposa: “Como muitos de vocês, Michelle e eu somos gratos por ter testemunhado a liderança dedicada de Sua Majestade, e estamos em dívida com ela por seu legado de serviço público digno. Nossos pensamentos estão com a sua família e com o povo do Reino Unido neste momento difícil”. 

O presidente da Espanha, Pedro Sanchéz, também lamentou a morte da governante: "Minhas condolências a toda a família real, governo e cidadãos do Reino Unido e da Commonwealth pelo falecimento da rainha Elizabeth II. Uma figura de relevância mundial, testemunha e autora da história britânica e europeia".


No Brasil, o ex-presidente Lula publicou uma foto com a mandatária do Reino Unido, relembrando o encontro que teve com ela: “A Rainha Elizabeth II testemunhou e participou dos grandes eventos e processos históricos dos últimos 80 anos. Marcou uma era como Chefe de Estado, reinando em convivência com primeiros-ministros de diferentes linhas ideológicas”.