AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas / ENTENDA

Saiba porque Marta usa chuteira sem patrocínio na Copa do Mundo Feminina

Marta recusou propostas de fornecedoras esportivas

Camisa 10 tampou o símbolo da Nike com seu cabelo nas últimas Olimpíadas. - CBF
Camisa 10 tampou o símbolo da Nike com seu cabelo nas últimas Olimpíadas. - CBF

Lionel Messi com a Adidas, Cristiano Ronaldo com a Nike e Neymar Jr. com a Puma: os craques do futebol masculino ostentam contratos poderosos com fornecedoras esportivas. Mas o mesmo não acontece com Marta, que usa chuteira sem patrocínio na Copa do Mundo Feminina.

O Brasil estreou no Mundial com a vitória por 4x0 contra o Panamá nesta segunda-feira (24). Mas, muito além dos três gols deAry Borges, os pés da camisa 10, que entrou só no segundo tempo, também viraram assunto. Mas afinal, por que a craque não é patrocinada por nenhuma marca?

A resposta pode parecer simples: ela não quer. Mas o motivo para isso é mais nobre do que parece. Isso porque Marta escolheu não assinar com nenhuma das fornecedoras como uma forma de protesto. A ideia é lutar contra a disparidade dos contratos de homens e mulheres.

Por isso, as chuteiras da Rainha do Futebol são personalizadas e contam com o símbolo de igual com as cores rosa e azul, além da escrita 'Go Equal'. A marca própria, lançada dias atrás em parceria com a Centauro, promete reverter os lucros para projetos de empoderamento feminino. 

Modelos de chuteira que Marta vem usando nos treinos na Austrália
Chuteiras personalizadas de Marta. Foto: CBF

MAS E A QUALIDADE?

Apesar de não ostentar as logos das marcas esportivas mais famosas do mundo, a principal ferramenta de trabalho de Marta não deixa nada a desejar para Nike, Adidas, Puma ou outras fornecedoras. A chuteira da camisa 10 também conta com as principais tecnologias disponíveis.

O acessório conta com travas, colarinho e tecido dos mais modernos. Na Austrália, uma das sedes da Copa do Mundo, a atleta ostentou dois modelos personalizados: uma predominantemente preta e outra branca, além dos detalhes coloridos de ambas. 

NÃO É A PRIMEIRA VEZ

Vale mencionar que o protesto de Marta já virou uma espécie de marca registrada. A seis vezes melhor do mundo, que era parceira da Puma até 2018, recusou renovar com a marca alemã após receber uma proposta de "menos da metade" do que recebia.

Desde então, a jogadora recusou todas as propostas de fornecedoras por conta da disparidade com os atletas do futebol masculino. Marta jogou a Copa do Mundo de 2019, sediada na França, e as Olimpíadas de Tóquio de 2020 já com as chuteiras sem as logos das gigantes do mercado.

"Não é só pelo dinheiro em si. É toda uma história. Mas muitas vezes, os contratantes da patrocinadora não enxergam por esse lado", disse ela para o GE, nos jogos disputados no ano seguinte, por conta da pandemia.

Ainda nos Jogos Olímpicos, Marta foi além e estendeu seu protesto silencioso às fotos oficiais da Seleção Brasileira. A craque escondeu o símbolo da Nike, fornecedora de materias da CBF, com seu cabelo nos registros.