AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Carreira / Saiba mais!

Mentira no trabalho: por que são tão comuns e como lidar com elas?

Especialista fala sobre a presença da mentira no trabalho; Confira!

Saiba como lidar com a mentira no trabalho - Unsplash/Marten Newhall
Saiba como lidar com a mentira no trabalho - Unsplash/Marten Newhall

O primeiro dia do mês de abril é conhecido tradicionalmente como ‘Dia da Mentira’, no qual pessoas se divertem compartilhando histórias falsas para enganar as outras. Porém, essa atitude está presente em diversos ambientes e a mentira no trabalho não é exceção, mas são necessários cuidados.

Muitas vezes presentes já na entrevista de emprego, a mentira é vista como uma forma de escapar de situações do trabalho, desde perguntas inconvenientes até demandas. Nos processos de seleção, ela é tida como uma tentativa de "burlar" as avaliações, quando a pessoa tenta antecipar o que é exigido pelo avaliador.

O desafio é em dose dupla. Do outro lado, o selecionador também cria suas estratégias para evitar e driblar as situações em que a pessoa pode inflar o currículo, suas competências e adequar-se, de um jeito forçado, ao perfil da vaga.

Saiba quais são as mentiras mais contadas em entrevista de emprego!

Para o coordenador do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Fabiano Fonseca, no trabalho, muitas vezes ocorre um jogo político, onde as pessoas manifestam parcialmente suas intenções, então a pessoa, como avaliada, procura atender ao menos parcialmente às exigências dos gestores ou responsáveis.

SOBREVIVÊNDO COM SAÚDE MENTAL

A mentira também se faz presente como estratégia de sobrevivência. “Pode ser uma maneira de se proteger, até de um ambiente tóxico, onde a negação pode ser uma estratégia para reduzir os impactos na organização, inclusive psicológicos”, explica o especialista.

E essa questão não é rara. O sentimento de cansaço ou esgotamento profissional é mais comum do que imagina e pode receber o nome de Burnout. Uma pesquisa recente identificou que 56% das pessoas priorizam um ambiente de trabalho saudável, enquanto apenas 4% tenderiam a ficar no emprego pelo bom salário.

De acordo com a Onlinecurriculo, plataforma de currículos online responsável pelo levantamento realizado com 500 brasileiros de todas as idades e regiões do país, a relação dos trabalhadores entre o espaço de trabalho e saúde mental está cada vez mais valorizada.

Isso se dá porque um ambiente de trabalho saudável é aquele que não apenas protege a saúde física e a segurança de seus funcionários, mas que apoia seu bem-estar mental e social.

LIDANDO COM A MENTIRA NO TRABALHO

Por fazer parte fortemente do cotidiano, as relações de trabalho não escapam das mentiras que podem ser intencionais e maldosas, para atingir um colega, ou, as mais frequentes como as omissões, pequenas ou grandes, boicotes, esquecimentos, que também se passam por mentiras.

Independentemente da estrutura, é preciso estar atenta. “[A mentira] pode estar na base das relações, mas nem em todas as organizações, onde você tem um ambiente com muita competitividade pode ser estimulado comportamentos e ações que ataquem os colaboradores de mesmo nível e até superiores”, orienta Fabiano.

Mentira patológica: entenda o que a ciência diz sobre o hábito de mentir

TRANSPARÊNCIA COM ESTRATÉGIA

Mas se você é a responsável pela inverdade passada? O ditado popular diz que a mentira tem perna curta e ser pega mentindo pode ser bem desconfortável. Nessas situações, o especialista recomenda justamente o que era evitado: a verdade. “O melhor é desfazer o que foi dito, é a típica situação em que quanto mais alongar pior para todas as partes”, afirma ele.

Segundo o coordenador do curso de Psicologia da UPM, no cotidiano do trabalho a transparência total nem sempre é recomendada, por isso deve haver estratégia. “Algumas omissões, ou falta de informações muitas vezes são necessárias, principalmente para projetos novos, reorganizações e outras situações que têm impacto na atividade de trabalho”, explica Fabiano.