AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Festas de fim de ano sem reganho de peso: veja dicas preciosas do que fazer

Reunimos condutas cientificamente eficazes para não haver aumento de peso

Da redação Publicado em 30/12/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja dicas preciosas para não ganhar peso nas festas de fim de ano - Rumman Amin/Unsplash
Veja dicas preciosas para não ganhar peso nas festas de fim de ano - Rumman Amin/Unsplash

Tratamentos que dependem de mudanças de comportamento importantes acabam ficando fragilizados em momentos de clima de festas, celebrações e férias, como o fim do ano que se aproxima. Quem trata obesidade sabe que as festividades trazem não só a dificuldade na manutenção da dieta, como o medo de reganho do peso perdido ao longo do ano.

Conhecedora do assunto, a endocrinologista e metabologista Tassiane Alvarenga comenta que a recomendação envolve priorizar escolhas conscientes sem recorrer a privações extremas, um ponto sutil de difícil alcance e manutenção. "São desafios específicos para manter o equilíbrio entre a celebração e a saúde", reconhece ela.

A endocrinologista aponta para a conduta realista como algo sadio. "É fundamental reconhecer a complexidade dessas ocasiões e adotar estratégias com chances grandes de serem cumpridas, por isso incentivo a moderação em vez da restrição total", pondera. Nesse quesito, ela aposta no combo refeições equilibradas com proteínas magras, vegetais e carboidratos associadas à prática regular de atividade física, "mesmo durante os dias festivos", reforça a especialista, lembrando que a prática desempenha um papel significativo no controle de peso nesses momentos também.

Comer bem e se exercitar é a receita que não falha. Mas, para quem está em busca de um norte mais direcionado para esses dias atípicos, AnaMaria Digital compartilha algumas estratégias indicadas pela médica:

  • Controle Inteligente das Porções: Optar por porções menores e saborear cada mordida permite desfrutar dos prazeres culinários das festas sem comprometer o progresso no tratamento.
  • Escolhas Conscientes de Alimentos: Priorizar opções ricas em nutrientes, como proteínas magras, vegetais e carboidratos complexos oferece saciedade e nutrição, sem excesso de calorias.
  • Substituições Inteligentes: Escolher versões integrais de alimentos e bebidas contribui para a redução da ingestão calórica sem sacrificar o prazer gastronômico.
  • Atividade Física Incorporada nas Celebrações: Integrar atividades físicas leves nesses dias, como uma caminhada após as refeições festivas, não apenas queima calorias, mas também promove uma sensação de bem-estar.
  • Hidratação Adequada: Além de auxiliar na sensação de saciedade, a água é uma escolha de bebida que não contribui para o excesso de calorias.
  • Planejamento Antecipado: Antecipar o plano de refeições que fará nas festas permite a escolha consciente de alimentos, evitando impulsos alimentares e ajudando a manter o foco nas metas individuais.

"Estar atento aos sinais de saciedade é uma prática eficaz para evitar excessos", aconselha a médica. Ela defende que esse compilado de medidas promove não apenas a celebração, mas também o cuidado contínuo com a saúde.