AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Folia consciente: confira 10 cuidados para não ganhar peso no Carnaval

É comum abandonar os hábitos saudáveis durante o feriado, mas alguns cuidados básicos podem ajudar a não sair do controle

*Dra. Thais Mussi, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 08/02/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja cuidados para aproveitar o Carnaval de maneira consciente - Pixabay
Veja cuidados para aproveitar o Carnaval de maneira consciente - Pixabay

Manter o foco e não ganhar peso durante o Carnaval pode parecer um desafio, considerando todas as festas e tentações culinárias que essa época do ano traz. No entanto, é possível aproveitar a folia de maneira consciente, sem comprometer seus objetivos de saúde.

Por isso, trouxe algumas dicas práticas para garantir que você não perca todo o seu progresso durante o Carnaval.

1. HIDRATAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR

O Carnaval normalmente acontece em épocas quentes do ano, então certifique-se de estar sempre bem hidratado. Beba bastante água ao longo do dia para evitar a desidratação, especialmente se você estiver consumindo álcool.

2. EQUILÍBRIO NA ALIMENTAÇÃO

Aproveite as delícias carnavalescas, mas com moderação. Tente equilibrar seus lanches festivos com opções mais saudáveis. Por exemplo, se você vai comer uma coxinha, em vez de refrigerante ou uma cervejinha para acompanhar, opte por um suco natural.

3. NÃO PULE AS REFEIÇÕES

Não pular refeições pode ajudar a evitar que você exagere nas comidas de festa. Comece o dia com um café da manhã saudável para manter sua energia ao longo do dia.

4. EVITE O EXAGERO NO ÁLCOOL

O álcool é calórico e pode diminuir sua inibição alimentar, levando a escolhas alimentares menos saudáveis. Limite o consumo de álcool e lembre-se de intercalar com água para manter a hidratação.

5. MANTENHA-SE ATIVO

Carnaval é uma festa cheia de dança e movimento. Aproveite a oportunidade para queimar calorias na pista de dança. Se possível, incorpore algum exercício físico durante o feriado para manter seu metabolismo ativo.

6. PLANEJAMENTO É TUDO

Se você sabe que vai a uma festa onde haverá muitas tentações, planeje com antecedência. Coma uma refeição saudável antes de sair de casa para reduzir a fome durante o evento.

7. CONTROLE O TAMANHO DAS PORÇÕES

Seja consciente das porções. Você pode saborear as comidas do carnaval, mas evite excessos.

8. PRIORIZE AS PROTEÍNAS

As proteínas ajudam a manter a saciedade. Então opte por petiscos com proteínas, como espetinhos de frango ou carne magra, sempre que possível.

9. DURMA BEM

Não deixe de lado o sono adequado. Descansar bem ajuda a controlar os níveis de apetite e a manter a força de vontade em relação aos alimentos.

10. NÃO SE CULPE EM CASO DE DESLIZES

Se você exagerar um pouco durante o Carnaval, não se culpe. Lembre-se de que é um momento de celebração, e um deslize ocasional não comprometerá todo o seu progresso. Volte aos seus hábitos saudáveis assim que possível.

Aproveitar o Carnaval com responsabilidade é essencial para não perder o seu processo de emagrecimento.

Divirta-se, dance, socialize, mas mantenha seu foco na sua saúde e bem-estar. Com um equilíbrio entre a diversão e o autocuidado, você pode aproveitar ao máximo essa época festiva sem comprometer seus objetivos de emagrecimento.

Dra. Thais Mussi (CRM 118942-SP e 27542-PR- RQE 373) é endocrinologista e metabologista – SBEM. Nutrologia –ABRAN Medicina do estilo vida – CBMEV. Podcast: Não leve a mal, é hormonal. Instagram: @drathaismussi