AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

101 dicas para emagrecer

Fazer regime não é nada fácil... Mas com estes truques espertos você vai se empolgar, pois os resultados vão aparecer bem rapidinho!

Redação Publicado em 11/07/2016, às 10h00 - Atualizado em 19/03/2021, às 15h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
101 dicas para emagrecer - Shutterstock
101 dicas para emagrecer - Shutterstock
1 Mulheres que comem cereais no café da manhã engordam 30% menos, diz a Associação Dietética Americana. Trate de apostar
nos integrais e sem açúcar! 
2 Modere no pão francês. Tirando o miolo, você já elimina 40 calorias.
3 Substitua a manteiga por algumas gotas de azeite no pãozinho. Ele dá mais saciedade.
4 Se der vontade de tomar sorvete, vá de picolé de fruta, que é mais saudável e menos calórico. Os de massa podem ter o dobro de calorias!
5 Alinhe a coluna e mantenha a postura, ela ajuda a diminuir a barriga. 
6 Sirva-se num local e alimente-se em outro. Longe das panelas, você evita repetições.
7 Na hora de petiscar, invista nas amêndoas. Pessoas que ingerem oito unidades do fruto por dia estimulam o metabolismo e a perda de peso.
8 Adicione gengibre (1 colher de sopa) à refeição para acelerar o metabolismo.
9 Fracione as refeições (café da manhã, almoço, jantar e um lanche nos intervalos): assim, em vez de armazenar gorduras,
ativará o metabolismo.
10 Truque pra diminuir a fome: tome 500 ml de água 20 minutos antes da refeição. O líquido preenche o estômago e você come menos.
11 Refogue os alimentos com água em vez de óleo. A troca elimina até 100 calorias da receita.
12 Água aromatizada é uma opção de bebida leve. Numa jarra com água gelada, acrescente gotas de limão ou laranja e raminhos
de hortelã. Você pode usar gengibre também!
13 Em vez de purê de batatas (88 cal) fique com o de abóbora japonesa. Coloque o alimento inteiro no micro-ondas, por 25 minutos. Depois de frio, raspe a polpa. Possui apenas 40 calorias (100 g), além de mais vitaminas e minerais.
14 Não dá para fugir das frituras? Retire o excesso de gordura com um guardanapo. Com isso você já seca umas 50 calorias.
15 Vá de bolo simples. Uma camada de calda pode acrescentar mais de 200 calorias ao doce.
16 Prefira alimentos frescos. Ao abandonar os industrializados, você reduz a quantidade de gordura e de sódio, e retém menos líquido.
17 Você está com fome mesmo? Veja bem, pode ser sede. Tome um bom copo de água antes de atacar a geladeira.
18 Teste o seu paladar, provando frutas e legumes in natura. Assim você vai descobrir sabores, texturas e combinações bem interessantes.
19 Inclua pimenta no cardápio. Elas contêm uma substância que queima 100 calorias por semana.
20 Enjoou de gelatina? Bata no liquidificador um copo de iogurte desnatado com a mesma quantidade de gelatina diet pronta. Tem menos da metade das calorias da versão tradicional.
21 Aposte nas calorias negativas! Aqueles alimentos que exigem que o corpo trabalhe muito para processá-los e, dessa forma,
queime mais calorias. Vá de cenoura, brócolis, alface, abobrinha, berinjela, goiaba, mamão e maçã.
22 Comer só salada na segunda-feira não compensa os exageros do final de semana. A queda de nutrientes desacelera o metabolismo.
23 Salada com molho de maionese ou creme de leite esconde muitas calorias. Faça um caseiro à base de iogurte: misture 1 colher (sopa) de iogurte natural desnatado com limão, sal e um fio de azeite (tem só 20 calorias!).
24 Quando estiver comendo, não se distraia. Pesquisa da Universidade da Geórgia (EUA) afirma que quem se alimenta ouvindo música come 100 calorias extras.
25 Quem costuma petiscar em frente à TV também engorda. O quadro piora se a programação inclui filmes assustadores e violentos. Eles provocam ansiedade. 
26 Comece a refeição com um prato de sopa de vegetais. Você vai comer menos quando chegar no prato principal.
27 Restrinja os carboidratos. Se comer batata, dispense o arroz ou se optar por macarrão, fuja do pão...
28 Diminua o valor calórico dos sucos naturais, como o de laranja, misturando a fruta a um copo de água filtrada. A redução chega
a 85 calorias por copo.
29 Evite líquidos nas refeições. O pH do estômago aumenta, prejudicando a digestão, e o abdômen incha.
30 Comidas industrializadas têm muito sódio, que engorda. Por isso, antes de comprar, leia sempre o rótulo. O consumo diário
recomendado é de 2 g.
31 Tire o sal da mesa! Ele favorece retenção de líquidos e inchaço.
32 Quanto mais colorido for o prato de comida, mais vitaminas, fibras e minerais. Experimente turbinar a salada com frutas picadas. Boas pedidas: carambola, abacaxi, morango, maçã.
33 Troque o frito pelo assado. Você reduz as calorias em ¹/³ com isso.
34 Maionese é muito gordurosa. Prefira a versão light, mas, ainda assim, só ½ colher (sopa) por dia.
35 Mantenha a geladeira cheia de opções leves e gostosas. Varie os tipos de frutas e vegetais pra não enjoar e deixe-os prontos para o consumo.
36 Os afazeres domésticos – como cozinhar, lavar louça, varrer a casa, usar o aspirador, torcer os panos... – colaboram muito para
o emagrecimento. Encare como se você estivesse na academia!
37 Faça uma boquinha antes do almoço. Pesquisa da Universidade da Pensilvânia (EUA) atesta que quem consome uma maçã 15 minutos antes da refeição, come 187 calorias a menos. 
38 Frutas com fibras solúveis formam um gel no estômago que retarda o esvaziamento gástrico proporcionando saciedade. Aposte: banana kiwi, melão, melancia, mexerica e pera.
39 Vá de banana-nanica, que tem só 78 calorias por unidade. Quando quiser um docinho, basta prepará-la assada com canela no micro-ondas.
40 Louca por salgadinho? Coma pipoca: o milho é um grão integral que sustenta e aplaca a fome. Aprenda a fazer essa delícia
sem óleo aqui: (bit.ly/1XFrMhu).
41 Após saborear o prato principal, finalize a refeição com uma xícara de chá verde misturado ao suco de um limão. É digestivo, diurético e diminui a vontade de uma sobremesa.
42 Na hora do brinde, vá devagar com o champanhe – a bebida alcoólica desacelera o metabolismo. Uma taça (125 ml) possui 110 calorias contra 106 do prosecco.
43 É comum engordar após o casamento. Isso ocorre porque as refeições tornam-se um momento de prazer. Pra fugir desse mal, descubra outras atividades para fazerem juntos, como dançar, viajar, sexo... 
44 Beliscou a tarde toda e chegou na hora do jantar ainda com fome? Por causa das porções pequenas ingeridas com pouco intervalo e repetidamente, o cérebro não processou a informação de quantidade, importante para a saciedade. Quando fizer um lanchinho, o ideal é reunir em um prato tudo o que irá consumir.
45 Se puder, abra mão do queijo parmesão para acompanhar a massa. Quando não resistir, modere. Duas colheres acrescentam 100 calorias ao prato. Já pensou?
46 Cuidado com as companhias na hora das refeições! Uma pesquisa americana afirma que por influência de outra pessoa você tende a consumir 30% a mais de comida. O número pode chegar a 96% num grupo de sete convidados.
47 A gordura provoca inflamação nas células, impedindo-as de exercer suas funções plenamente. Combata comendo couve, salmão, linhaça, brócolis e atum.
48 Se a pedida da vez for pizza, opte pelos sabores mais simples e magros, como rúcula e mussarela. E coma no máximo dois pedaços!
49 Faça uma refeição leve antes das festas: vale um prato de vegetais ou de salada de frutas. Assim, você não chega ao evento com fome. O seu foco será outro!
50 Não resiste ao chocolate? Coma depois do almoço. Dessa forma, ele se mistura a outros ingredientes e o efeito calórico é menor.
51 Não precisa se privar das massas. Escolha um dia da semana para o alimento. No entanto, opte pelo molho ao sugo, que é mais magro do que o bolonhesa e o branco.
52 Uma vez ou outra, substitua o lanche por um shake light. Bata no liquidificador 1 copo de leite desnatado e 1 copo de morangos.
53 O pigmento das frutas vermelhas é rico em antocianinas, que combatem o estoque de gordura nas células. Consuma 1 xícara (chá) de morango, cereja, goji berry ou blueberry diariamente.
54 Terminou a refeição  e ainda está faminta? Antes de fazer um novo prato, distraia-se com outras coisas e espere um pouco. O cérebro demora 20 minutos para receber a mensagem de que o corpo está satisfeito. 
55 Emagreça a sopa mergulhando uma folha de alface no caldo – retire um minuto depois. A gordura adere à hortaliça.
56 Limite a variedade de comida à vista. Você reduz os ataques de gula e corta as calorias em 10%. 
57 Evite proibições para não tornar o alimento ainda mais tentador. Permita-se comer de tudo, mas de forma controlada.
58 Gaste 30 minutos relaxando e rindo e queimará 20% mais calorias nas próximas duas horas, dizem pesquisadores da
Universidade Vanderbilt, em Nashville (EUA). Sorrir reduz os níveis de cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de pneuzinhos.
59 Tomar 15 minutos de banho de sol nas primeiras horas da manhã pode fazer você exterminar 4 kg em um mês. As luzes do período estimulam a produção de serotonina, hormônio da saciedade. Mas não vale exagerar na hora de montar o prato, né?
60 Durma meia hora a mais... e controle o apetite do dia seguinte. Um estudo do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas (EUA) observou que 100% das mulheres que estiveram 30 minutos a mais na cama não sentiram vontade de consumir carboidratos ao longo do dia. Além disso, uma em cada três voluntárias não teve ataques de gula à noite.
61 Beber dois copos de água antes das refeições pode fazer você perder 2 kg a mais em relação a quem não bebe.
62 Se estiver levando a dieta a sério, coma longe dos homens da casa. É que a mulher come 13% a mais na companhia deles.
63 Polvilhe canela nos doces ou no café, ou tome chá de canela para estimular a perda de peso. Uma pesquisa americana
mostra que a especiaria dá uma boa acelerada no metabolismo. Só não tome se estiver grávida!
64 Use louça azul para comer menos. Estudos mostram que a cor estimula o cérebro a controlar o apetite — o corte de calorias
pode chegar a 33%!
65 Toda vez que bater aquela fome louca, programe o celular para despertar 15 minutos depois. A médica Ann Louise Gittleman (EUA) explica que muitos impulsos alimentares desaparecem no período. Se continuar com fome, aí sim, pode mandar ver.
66 Coma proteína (ovo, queijo, peito de peru) no café da manhã. Isso reduz a sensação de fome durante o dia. Tomar leite tem o mesmo efeito.
67 Beba, antes do almoço e do jantar, dois copos de chá verde gelado. A bebida ajuda a queimar gordura.
68 Não desconte a sua ansiedade na comida. Na hora em que bater aquela vontade de devorar um doce, vá dar uma volta!
69 A farinha de feijão-branco tem faseolamina, proteína que reduz a absorção de açúcares no sangue e ajuda a eliminar os quilos extras. Ingerir uma colher (chá) rasa diluída em água, antes das refeições principais, pode reduzir em até 20% a porção de carboidrato presente na comida.
70 Praticar 15 minutos de musculação três vezes por semana auxilia na queima extra de 100 calorias por dia de treinamento.
O corpo segue afinando até três dias após o esforço físico!
71Respire fundo. Pessoas que praticam exercício de respiração, de forma lenta e profunda por cinco minutos, eliminam
27% mais calorias do que normalmente. O método estimula a queima calórica em três minutos. Uau!
72 Repetir um exercício por mais de três semanas consecutivas queima 25% menos calorias durante o treino. Intercale a rotina com alguma atividade que você não costuma fazer.
73 Para perder o dobro de peso, olhe fixo para uma foto sua em que esteja magra, duas vezes por dia. O cérebro cria essa imagem desejada e estimula a escolha por itens mais saudáveis. 
74 Mulheres que saboreiam uma colher (sobremesa) de manteiga de amendoim quando estão com vontade comer besteira ingerem
333 menos calorias por dia, diz uma pesquisa da Universidade de Purdue (EUA). A gordura vegetal é capaz de estabilizar o açúcar no sangue.
75 Depois de meia hora de caminhada, faça exercícios abdominais. Isso aumenta a quebra de gordura na barriga.
76 Quem se imagina consumindo guloseimas come menos quando se depara com um prato de comida. Estudo da Universidade Carnegie Mellon (EUA) diz que pensar em comida ajuda o cérebro a sentir menos necessidade de se alimentar.
77 Quem toma complexo de vitamina B diariamente sente menos picos de fome durante o dia e queima 4% mais calorias. O nutriente combate a gordura no fígado. Mas só pode ser ingerido se for receitado pelo médico! 
78 Trabalhar os músculos ao longo do dia aumenta o nível do hormônio do crescimento no organismo. Resultado: menos gordura em um mês!
79 Três vezes por semana, tome um banho de 20 minutos com seis gotas de óleo essencial de limão, laranja ou menta. Eles ajudam a liberar toxinas e gordura.
80 Remexer o corpo o dia todo durante os afazeres pode queimar 20 calorias extras por hora. O segredo é não ficar parada!
81 Fazer uma automassagem nas mãos (movimentos de pressão e relaxamento) durante cinco minutos por dia baixa o nível do
estresse e diminui a fome.
82 O café da manhã é a principal refeição. Se você pular, pra compensar a falta de energia, o metabolismo fica lento e acaba estocando gordura.
83 Mastigar bastante e comer devagar é uma das recomendações clássicas para atingir rápido o nível de saciedade e afinar. Tente, a cada garfada, manter o utensílio descansando no prato enquanto mastiga.
84 Não vá às compras com fome. Assim evita o risco de escolher com os olhos e encher o carrinho mais do que o necessário.
85 Não exclua de uma hora pra outra aquele alimento que só de pensar dá água na boca. Coma com moderação!
86 Para emagrecer, use a balança apenas a cada dez dias. Foque mais na perda de medidas e de porcentagem de gordura.
87 Faça uma lista das razões que a levaram a querer emagrecer. Leia uma vez ao dia ou sempre que precisar de motivação para continuar na linha.
88 A aveia é uma aliada para quem quer emagrecer. Participantes de um estudo da Universidade de São Paulo (USP) reduziram 2,6% do peso em apenas seis semanas incluindo o cereal na alimentação diária.
89 Se você é fã de bicicleta, vai gostar desta dica: cientistas da Universidade do Colorado (EUA) mostram que aumentar o ritmo das pedaladas, a cada 2,5 minutos (com descanso de 30 segundos), torra 200 calorias a mais – em uma hora.
90 Não fique esperando. Escove os dentes logo depois das refeições. O hábito evita a vontade de doce.
91 Beber seis copos de água gelada diariamente dá uma turbinada no gasto de calorias – é possível derreter até 50 calorias.
92 Se você dorme pouco, quatro horas ou menos por noite, pode ter dificuldade de processar os carboidratos. É que quando estamos cansados, o corpo fica sem energia pra realizar as atividades normais.
93 Mais uma para driblar a vontade de chocolate: flans e pudins diet ou light têm menos da metade das calorias.
94 Mesmo que você esteja precisando secar 10 kg, tenha como meta apenas 2 Kg. Ao mentalizar pouco peso, fica mais fácil eliminá-lo. Uma vez atingido, pense em perder mais dois e assim por diante até conquistar o seu objetivo!
95 Use as escadas no lugar do elevador. Subir num ritmo acelerado por 15 minutos é o mesmo que correr por meia hora na
esteira. Dá para perder em média 300 calorias.
96 Capriche no alho na hora de cozinhar. Ele aumenta a queima calórica durante as atividades diárias.
97 Adote pratos um pouco menores que o habitual para não exagerar na hora de se servir.
98 Troque as palavras comida e comer por alimento e alimentar-se. Isso inibe uma série de percepções e avaliações
mais primitivas e vorazes sobre a alimentação e leva o cérebro a dar fim aos ataques de gula. 
99 Ao caminhar, ande 20 minutos em velocidade baixa e depois 10 minutos em ritmo intenso. Finalize subindo e descendo
escadas por cinco minutos. 
100 Coma mais iogurte. Ele segura bem a fome por aumentar a concentração de hormônios que reduzem o apetite. Fica ainda melhor se combinado com frutas e cereais.
101 Aprenda a dizer não. Os psicólogos avisam: engolir sapo também pesa na balança!
FONTE: CONSULTORIA: KATIA CRISTINA ANDRADE, PROFESSORA DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL SP; ADRIANA RODOPOULOS, ESPECIALISTA EM CIÊNCIA
COMPORTAMENTAL SP; WEBERT TEOTÔNIO, ESPECIALIZADO EM MEDICINA PREVENTIVA E PERFORMANCE HUMANA, DA CLÍNICA PATRÍCIA DAVIDSON HAIAT RJ; ADRIANO DE OLIVEIRA, PROFESSOR
DA ACADEMIA SMART FIT SP
Conteúdo Revista Máxima