AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Infância

7 opções de presentes que vão ajudar a saúde mental das crianças

Especialistas falam sobre a importância das escolhas e sua influência na saúde mental do pequenos

*Renata Rode, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 12/10/2023, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escolher um presente vai além do ato de agradar - Unsplash
Escolher um presente vai além do ato de agradar - Unsplash

Que criança gosta de ganhar brinquedo, todo mundo sabe. Que o diga os pais todo Dia da Criança, aniversário e Natal. No entanto, você já parou para pensar que pode ajudar a saúde mental dos pequenos na hora de presentear os pequenos? Ana Maria Digital ouviu especialistas sobre o ato de presentear as crianças e, acredite, de roupas a acessórios, tudo pode promover benefícios.

Aliás, a estimativa é que o e-commerce este ano atinja a marca de R$ 5,95 bilhões de faturamento, um crescimento de 8% na comparação com o ano anterior, segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Entre os presentes, 44% dos consumidores pretendem comprar roupas ou calçados, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise.

De acordo com a especialista em Programação Neurolinguística e Neuro-Semântica Tami Lòpez,  que é fundadora da Vertta Desenvolvimento, escolher um presente vai além do ato de agradar: é preciso avaliar a influência sobre desenvolvimento infantil diante daquele objeto ou afago.

"É comum as crianças cansarem rapidamente de um brinquedo que receberam, já que elas têm uma capacidade muito grande de explorar todas as possibilidades, fazendo aquilo perder o sentido. Principalmente após a pandemia, podemos afirmar que elas perderam muito do convívio social e dá para ajudá-las de forma divertida, oferecendo a auxiliando de diversas maneiras", explica.

Para a especialista, é preciso pensar fora da caixa. "Levando em consideração estas informações, podemos enumerar opções que podem ajudá-las na construção da autoconfiança, trabalho em equipe e colaboração, respeito aos outros e ao meio ambiente, autocuidado e a inteligência sócio emocional. Tudo isso pode ser estimulado através de presentes ou experiências como livros, passeios, acessórios, procedimentos e até vestimenta", ensina.

GRATIDÃO

Ao presentear um pequeno com uma roupa confortável, que o deixa bonito e traz o aspecto de novo, ou seja, de algo que foi pensado para ele, cria-se na criança o sentimento de gratidão e, ao mesmo tempo, autoestima. “Quem nunca viu a cena de uma criança toda pomposa se olhando no espelho ao vestir a camisa do seu time do coração ou ao experimentar um vestido lindo? Isso faz parte do movimento de se criar e gerar alegria, que produz autoestima, que promove bem estar e, consequentemente, saúde mental", diz.

Um bom exemplo, segundo ela, ocorre quando principalmente meninos, por exemplo, provam uma chuteira ou meninas fazem as unhas: "A demonstração de vaidade e cuidado com a imagem faz bem, quando dosada e auxiliada por um adulto. E mais: essa atitude gera segurança e ajuda na questão de formação da personalidade”, opina o psicólogo e psicanalista José Buongermino Raucci, que também é psicofarmacologista, terapeuta floral e Diretor da Nuovavita Psicologia.

MELHORES OPÇÕES

É claro que brinquedos não podem ficar totalmente de fora da lista de presentes, mas, se for para escolher, dê preferência aos jogos. Crianças aprendem a partir do que vivem muito mais do que pelo que dizem para ela, então não tem melhor jeito de criar uma cultura de jogos na família que não seja jogando, explica a neurocientista Livia Ciacci, parceira do SUPERA – Ginástica para o cérebro. 

“Não basta comprar e presenteá-la com jogos, ela precisa entender como funciona a brincadeira. Então, reserve um momento na agenda da família para preparar uma pipoca e sentarem juntos na mesa ou no tapete para jogar, sem pressa e sem aparelhos eletrônicos! A rotina corrida e a ausência de um tempo em família seja talvez seja a principal barreira para que os pais adotem este tipo de recurso”, alerta. 

Gerar momentos de alegria, descontração e autoamor pode ser mais que benéfico não funciona apenas para os pequenos, mas também para adultos. “Além de gerar memórias positivas, todo bom estímulo facilita a imaginação, tornando o cenário fértil, acalmando, acolhendo e isso acaba auxiliando nos relacionamentos com parentes, amigos e colegas, gerando uma vibração alegre que contagia e faz produzir bons hormônios, ou seja, o bem-estar é geral”, lembra Raucci.

Para Tami, mais que presente é preciso ter atitude. “Muitas vezes, um momento com eles - e só para eles - vale muito mais do algo comprado e ajuda a criar lembranças especiais. Desde um passeio no parque ou um café da manhã especial, tudo é válido, desde que se comunique para a criança que estão fazendo aquilo de maneira especial e por um motivo que é só de vocês. Na geração que vive em tela e esquece de sentir e participar, isso é como ganhar na loteria”, complementa.

SUGESTÕES CERTEIRAS

Diante de todas as informações passadas pelos especialistas de plantão, selecionamos 7 opções de presentes que farão diferença e colocamos o motivo pelo qual tal item foi escolhido, para que o sucesso seja garantido. Bora?

roupas
Crédito: Divulgação


Roupa transada e de qualidade: pensando em uma viagem no tempo, a Overcome lança sua nova coleção, intitulada "Time Warp". O resultado são produtos com estampas temáticas de eras passadas que foram importantes para o streetwear. O mix de produtos atende a todos já que traz uma variedade de camisetas, calças, shorts, croppeds, bonés e jaquetas que principalmente os pré-adolescentes vão amar. “A nostalgia está na moda, mais do que nunca e crianças e jovens se envolvem ao vestir peças que tenham o que dizer, muito mais do apenas parecer”, diz Vitor Alves CEO da Overcome. A nova coleção já está disponível no site oficial da marca: www.overcome.com.br.

pão nuvem
Crédito: Divulgação


Café da manhã mais que especial: seguindo as dicas de memorizar momentos em família, a Tirolez indica que pais preparem um café da manhã especial na comemoração. Frutas, queijinhos práticos ou um prato diferente chamam a atenção, sendo que essas imagens ficarão gravadas na memória. Você pode preparar sozinho ou convidar os pequenos para cozinhar. Aqui, a sugestão dada pela marca é o Pão Nuvem de Cottage.  Veja a receita:

Ingredientes: - 2 ovos (clara e gema separadas); - 6 colheres (sopa) de Queijo Cottage; - 1 colher (sopa) de açúcar; - 1 colher (chá) de fermento em pó; - 10 morangos; - 10 framboesas

Modo de Preparo: Para o pão: bata as claras em neve com o fermento em pó até ficar firme. Em outra vasilha, bata com um garfo as duas gemas e adicione o Queijo Cottage Tirolez até obter uma mistura homogênea. Incorpore essa mistura às claras em neve, delicadamente, com uma espátula até que tudo fique novamente homogêneo. Em uma forma forrada com papel manteiga, use a colher para colocar um pouco do creme com uma distância de 3 cm entre um e outro. Pressione delicadamente com uma colher e forme disquinhos. Asse em forno preaquecido a 150°C por 20 minutos. Para o creme de morangos: bata 2 colheres de Queijo Cottage Tirolez com 4 morangos e 2 colheres (sopa) de água até que esteja cremoso. Para a montagem: coloque os discos em um prato e, por cima, as frutas picadas e um pouco do creme de cottage com morangos. Sirva. Tempo de Preparo: 30 minutos e Rendimento: 6 porções

joias
Crédito: Divulgação

• Uma joia para chamar de sua e imprimir carinho e responsabilidade: ao ganhar uma joia, a criança entende que está crescendo e se desenvolvendo, além disso, a vaidade é exercitada. "Costumo dizer que é um carinho em forma de laço que une pais e filhos porque ao olhar para a peça, o pequeno sempre vai recordar quem a deu", diz Eliane Martinelli, designer e proprietária da Maluah Joias.

Na foto, as peças infantis e exclusivas com opções para meninas e meninos agradam pela delicadeza e perfeição. Para elas, Conjunto infantil Minnie com Cristais Água Marinha e banho de 10 mlz ouro 18 e para eles, Pulseira infantil de Malha Fígaro também banhada 10 mlz ouro 18. Todos com garantia de um ano. Informações: insta @maluahjoias

pantufas
Crédito: Divulgação

• Pantufa só combina com pijama? Não! Joe Santos, CEO da Só Pantufa, dá dicas de como montar looks com o calçado que é puro conforto! O chinelo Pantufa Arara pode vestir a criança para passeios curtos com as combinações, como ida a supermercados, ou até ir para lugares descontraídos. Para quem tem o estilo mais básico e não abre mão da praticidade sem perder o lado fashion, nada melhor do que a dupla clássica de calça jeans e blusa branca. "A combinação nunca tem erro, mas vale lembrar aqui que não precisa ser sinônimo de produção sem graça", diz Joe. Mas a produção não para por aí: a pantufa combina com tudo, então a dica é apostar logo em uma camiseta com uma estampa legal. Vale ser uma de banda ou até uma que passe uma mensagem que você se identifica. Com a pantufa você fica em casa ou passeia tendo conforto e estilo como aliados. Foi-se o tempo que pantufa era coisa do vovô ou da vovó: crianças e jovens antenados adoram exibir uma novidade, então, invista! www.sopantufa.com.br

livros
Crédito: Divulgação

• Livro é sempre um bom presente: a trilogia infantil da Editora Leader, traz Antônia Fontenelle como autora de três publicações que ensinam crianças de 2 a 11 anos sobre temas essenciais no mundo atual. "Olá, sou o Meio Ambiente", "Educação Financeira, lá vou eu" e "Moral e Cívica para sempre" apresenta histórias envolvendo uma turma inclusiva, repleta de cores e muita informação. "Colocamos nas entrelinhas ensinamentos sobre inclusão também, já que trazemos por exemplo uma menina nordestina como eu, outra cadeirante, um menino autista dentre outras representações para que todos se identifiquem e aprendam se informando e brincando", fala a apresentadora.

Para Andréia Roma, coordenadora da trilogia e CEO da Editora, esse tipo de presente é atemporal e participativo. "Eu quando pequena fabricava meus próprios livros com restos de cartilhas escolares, então, percebo hoje a importância em levar a leitura pelos quatro cantos do mundo e a todas as tribos e grupos. Além de criar a experiência dos pais ao lerem com seus filhos, você estimula as crianças a partilhar conhecimento desde cedo e isso é mais que gratificante, fortalece e é transformador", diz a também psicóloga de formação. Você pode comprar e receber no conforto da sua casa pelo www.editoraleader.com.br

chefinhos
Crédito: Divulgação

• Desperte o Chef Mirim que existe em sua casa: o curso "Gourmetzinho" chega com uma proposta única que oferece diversão, aprendizado e o sabor delicioso da culinária. Projetado exclusivamente para crianças de 8 a 12 anos, explora desde a produção completa de refeições até alternativas saudáveis aos produtos industrializados, com atividades dinâmicas que não apenas ensinam sobre alimentos, mas também destacam a importância da colaboração social na cozinha. Com base na sólida estrutura da Base Nacional Comum Curricular, este curso vai além, incorporando atividades que promovem competências essenciais da educação básica. Adicionalmente, os pequenos chefs serão introduzidos aos pilares de sustentabilidade e à importância de escolhas alimentares saudáveis para o cotidiano. Os benefícios são muitos: além de promover autonomia, responsabilidade e senso nutricional, as aulas promovem interação tanto na escola quanto em casa! Para saber mais acesse: https://institutogourmet.com/

pet
Crédito: Divulgação

• Cachorro de pelúcia para treinamento pet? Se seu filho, ou filha, vivem pedindo um amigo de estimação, a coleção Pets Alive Pooping Pupies da Candide é o presente certo. Os Pooping Puppies são cachorrinhos tão fofinhos, que com certeza vão ganhar o coração da criançada e se tornar o melhor amigo dos pequenos! Com três sortimentos diferentes, eles proporcionam uma experiência incrível de cuidar de um animal de estimação, já que, assim como os pets da vida real, eles também fazem cocô quando são alimentados, uma brincadeira com um toque de realismo para “treinar” a rotina de quem deseja muito ter um pet. Com ele, as crianças aprendem sobre a responsabilidade de cuidar de um animal de estimação, tudo de forma lúdica e criativa. Ah, tem a versão do gatinho também que vem com areia (rssss). Acesse: www.candide.com.br