AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Ajude seu filho na lição de casa com estas superdicas

Veja o que diz Karin Kenzler, psicóloga do Colégio Humboldt

Redação Publicado em 03/10/2016, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ajude seu filho na lição de casa com estas superdicas - Shutterstock
Ajude seu filho na lição de casa com estas superdicas - Shutterstock
Quem tem filho sabe como as tarefas de casa podem ser estressantes. Mas elas também são capazes de melhorar sua relação com a criança, ficando até prazerosas. Veja o que diz Karin Kenzler, psicóloga do Colégio Humboldt (SP):


1 A lição de casa serve para desenvolver o hábito do estudo e para criar responsabilidade e autonomia no aluno. Por isso, não faça as tarefas por ele, nunca!

2 A lição deve ser vista como algo rotineiro, e não um castigo. Não o apresse a terminar as tarefas logo; isso o fará pensar que lição é
coisa chata, da qual deve se livrar.

3 Ninguém gosta de ser cobrado. Em vez de fiscalizar ou reclamar logo de cara, pergunte se ele teve dificuldade ou se precisa de alguma ajuda. Se ele confirmar que está tudo bem e mesmo assim não cumprir a obrigação, aí sim, cobre.

4 Não fale que o exercício é fácil ou tire sarro de um erro. Se ele estiver achando difícil, vai pensar que é burro. Mostre que ter dúvidas é normal e ajude-o com a solução.

5 Sempre que necessário, corrija o pequeno, mas com jeitinho e incentivando-o. Cobranças e críticas exageradas podem afetar a autoestima dele e fazer com se sinta incapaz.