AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Cuidados

Viagem com as crianças: quais os cuidados com os pequenos no calor?

Entenda os principais cuidados preventivos e tenha crianças felizes e saudáveis durante a viagem

Da redação Publicado em 19/11/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
No caso dos bebês e crianças menores, os cuidados precisam ser ainda mais específicos - Edward Cisneiro/Unsplash
No caso dos bebês e crianças menores, os cuidados precisam ser ainda mais específicos - Edward Cisneiro/Unsplash

Estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) aponta que, atualmente, cerca de 550 milhões de crianças e adolescentes estão expostos a ondas de calor frequentes em todo planeta. Especialistas ainda alertam que a continuidade do El Nino combinada com os oceanos mais quentes devem provocar altas temperaturas inéditas até março de 2024.  

Por isso, a organização alerta que é preciso proteger o meio ambiente e os pequenos, para não terem a saúde afetada pelo calorão. No caso dos bebês e crianças menores, os cuidados precisam ser ainda mais específicos, respeitando a rotina de cuidados e hábitos dos pequeninos, mesmo quando estão em viagem com a família. 

Pensando nos feriados de final de ano e nas férias de verão que estão por vir, AnaMaria Digital procurou o projeto Mais Abraços, das Huggies, atrás das principais dicas de cuidados, preparando uma guia sobre como evitar brotoejas e assaduras para ajudar papais e mamães. Confira!

1 - Aposte na alimentação e hidratação 

Uma alimentação balanceada, com comidinhas leves, muita fruta e líquidos, como chás e água é essencial durante o tempo mais quente do ano. A água é muito importante pois, como nós, as crianças suam e podem desidratar, até porque gostam de brincar muito. Brinque com texturas, cores e corte os alimentos em formatos que facilitem a ingestão pelos pequenos. Aposte em bolsas ou garrafas térmicas para manter tudo fresco. Se puder, deixe uma bolsa só para as coisas do bebê ou crianças.  

Precisa levar mamadeira com leite? Nesse caso, opte por fazer o preparo na hora, em vez de levá-la pronta. Assim, é possível evitar que o líquido estrague e cause algum problema de saúde.

2 - Pense na escolha das roupinhas e nas fraldas

Na hora de vestir os pequenos, invista em roupas feitas com tecidos leves, mas que não deixem áreas mais expostas da pele sem proteção. Hoje dia, existem, nas lojas infantis e internet, roupinhas especiais com proteção solar. Antecipe-se e compre um conjunto desses, antes do pico da temporada, quando o preço pode aumentar e a demanda por eles crescer.  

O lado do bom o calor é que os bebês amam água. Quando eles forem nadar, troque a fralda descartável tradicional pela própria para piscina e mar. Essas fraldas especiais não incham e não pesam, deixando as crianças mais confortáveis.  

3 - Priorize os cuidados com a pele

O protetor solar infantil é item obrigatório para bebês a partir de seis meses. E, além disso, devem ser observados os horários de exposição solar, priorizando o período antes das 10hs da manhã e depois das 16 horas. O sol é refletido pela água da piscina, pedras de pisos e até a areia. Portanto, mesmo embaixo do guarda-sol, é ideal respeitar o horário, principalmente com os menores.  

De vez em quando, cheque se há areia ou sujeira acumuladas nas roupinhas e fraldas para evitar irritações na pele. E quando o pequeno sair do mar, é sempre bom dar uma lavada no corpinho com água doce. Outra dica é checar a boca, porque eles adoram comer uma areia ou terra.  

Ainda assim, apareceram brotoejas no bebê? Veja nesse guia como tratar e reduzir esse desconforto no calor.  

4 - Previna as picadas de insetos  

Para prevenir as picadas de insetos, nada melhor que roupinhas de mangas e calças compridas. Além disso, se puder, evite deixar o bebê exposto ao ar livre no horário em que os mosquitos ficam mais ouriçados: o entardecer. O tradicional mosquiteiro é bem-vindo, mas funcionam mais para os bebês que não saem do berço sozinhos.  

Já existem repelentes especiais para os pequenos, no entanto, evite passar nas mãozinhas, uma vez que eles podem levá-las à boca. Não adiantou e a picada aconteceu? Além da pomadinha recomendada pelo pediatra, compressa frias podem aliviar a coceira.  Agora, se você perceber que a ferida está piorando ou que o bebê teve febre, não hesite em procurar o pediatra.  

5 - Respeite horários de sono e rotina 

Mesmo que nas férias as pessoas sintam que não têm a obrigação de terem horários fixos, com um bebê é indicado que, ainda que esteja fora, os horários próximos aos praticados em casa sejam respeitados. Isso porque as alterações de rotina de médio prazo podem virar hábito, e a volta para a normalidade pode ser mais difícil depois, principalmente em férias prolongadas.  

6 - Regule o ar-condicionado 

Muitos têm dúvidas sobre o uso de ar-condicionado, se é bom ou não. Ele pode ser um ponto de conforto, mas não pode estar muito frio, e, sim, na temperatura média entre 21º e 24º graus para evitar resfriados. É importante que o equipamento esteja limpo e com a manutenção em dia para evitar poeira.  Como o ar pode deixar o ambiente um pouco seco, um umidificador de ar pode ser bem-vindo. E lembre-se, esses equipamentos precisam ficar na parede oposta à cabeça do bebê.