Você e a garotada: A melhor escola para o filho

O mais importante é se identificar com os valores, a ideologia e a proposta pedagógica da instituição de ensino

Dra. Deborah Moss

Você e a garotada: A melhor escola para o filho | <i>Crédito: Shutterstock
Você e a garotada: A melhor escola para o filho | Crédito: Shutterstock
"O que levar em conta na hora de escolher o colégio para o meu pequeno?”

J. K., por e-mail


Este não é um momento nada fácil. Porém, o mais importante é se identificar com os valores, a ideologia e a proposta pedagógica da instituição de ensino. Outros pontos a considerar antes de tomar a decisão: 

Avalie se, realmente, vocês têm condições de arcar com todos os custos anuais que envolvem o pacote de despesas escolares. E aí estamos falando de mensalidades, passeios, viagens, materiais, curso de férias...

O nível socioeconômico das famílias também pode ser um ponto a ser levado em conta, já que o aspecto social, tanto entre as
crianças quanto entre os próprios pais, é parte importante da vida escolar. As diferenças não devem se tornar um grande impedimento para que o convívio flua tranquilamente.

Pondere sobre a segurança do local. E isso inclui desde o controle da entrada e saída dos alunos até as instalações da instituição, ou seja, escadarias, janelas, parquinhos...

A localização da escola costuma ter um peso importante na hora da escolha, pois implica na organização da família toda. Lembre-se de que seu filho vai à escola de segunda a sexta e tem horário certo de entrada e saída.

Resumindo, a melhor opção acaba sendo mesmo a que está de acordo com as suas expectativas em relação à formação do seu
pequeno. Mesmo após fazer a matrícula, fique atenta aos sinais que o seu filho dará. Quais? A criança deve se sentir feliz e demonstrar interesse no aprendizado. Um bom lembrete: nada é para sempre. Logo, o contrato não é vitalício e, sempre que for necessário, a decisão pode – e deve – ser reavaliada.



Se tiver a oportunidade, converse com alguns pais de alunos das escolas que fazem parte da sua lista. Essa acaba sendo uma maneira de conhecer outro lado das apresentações nessa fase das visitas.


Dra. Deborah Moss Neuropsicóloga especialista em comportamento e desenvolvimento infantil e mestre em psicologia do
desenvolvimento pela Universidade de São Paulo (USP). Consultora do sono certificada pelo International Maternity
and Parenting Institute, no Canadá.

07/04/2017 - 16:00

Conecte-se

Revista Ana Maria