Implantes dentários só podem ser realizados por cirurgião dentista, preferencialmente especialista em Implantodontia. - Foto: gpointstudio/Freepik
SAIBA MAIS!

Quanto custa implante dentário? Conheça o tratamento e alternativas mais baratas

Cerca de 800 mil implantes dentários são realizados anualmente no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Dispositivos Médicos (Abimo)

Guilherme Giagio Publicado em 19/06/2024, às 15h50

Não é novidade que a saúde bucal passa diretamente pelos dentes. Esses que, por sua vez, são afetados diretamente por uma série de fatores, como a falta de higiene, cáries, doenças gengivais, problemas congênitos e até acidentes e agressões. É quando o implante dentário entra na jogada.

No Brasil, são realizados cerca de 800 mil implantes dentários anuais, segundo a Associação Brasileira de Dispositivos Médicos (Abimo). Ou seja, a solução é encarada como sonho de consumo por muita gente. Por outro lado, esbarra na barreira da falta de informação, já que o assunto é cercado de dúvidas.

Quanto custa o implante dentário? Quem pode aderir ao tratamento? Há alternativas mais baratas? De início, é preciso entender o tratamento, que é um dos mais modernos da odontologia. A dentista Fernanda Oliani, consultora técnica da Oral Sin, explicou à AnaMaria.

Procedimento para colocação do implante dentário pode ser feito a partir dos 18 anos. Foto: Freepik

 

A prótese sobre implante é utilizada quando há necessidade de repor um ou mais dentes na boca do paciente. O procedimento pode ser realizado a partir dos 18 anos — e não apenas para idosos, como algumas pessoas creem. O período é quando a dentição e desenvolvimento ósseo estão completos e o paciente conta com maturidade para passar pelo procedimento cirúrgico. 

“Se é uma perda precoce, a criança ou o adolescente vai precisar aguardar este período de crescimento ósseo, no entanto, o dentista usa técnicas para preservar aquele espaço, possibilitando assim que no futuro ele faça o implante, mas também resolvendo imediatamente o incômodo estético causado pela falha através de procedimentos restauradores e aparelhos”, comenta a Oliani. 

Dor de dente? Saiba o que fazer para aliviar o sintoma

Como é feito o implante dentário?

O implante dentário é solução moderna na odontologia para repor dentes perdidos com um procedimento cirúrgico que envolve a inserção de uma prótese na mandíbula ou maxila do paciente. O tratamento é relativamente simples, e dificilmente oferece riscos ao paciente. 

Além disso, o implante dentário não dói. A parte mais suscetível às dores durante o procedimento é a gengiva, que permanece anestesiada durante todo o processo. Por isso, a maioria dos pacientes enfrenta apenas um leve desconforto durante e após a cirurgia. Porém, antes disso, é necessária toda uma preparação para a intervenção.

O processo começa com a avaliação clínica e passa por uma série de exames médicos. Entre os testes realizados, estão os exames de imagem, tal como a radiografia, que permite uma visualização abrangente das principais estruturas bucais. O exame de tomografia computadorizada mostra a dimensão do osso que receberá o implante, minimizando as chances de erros e complicações.

Além dos benefícios para a saúde bucal, os implantes dentários também têm impactos estéticos significativos. Foto: Freepik

 

Já os exames laboratoriais servem para avaliar o estado geral de saúde do paciente.  A análise do especialista da área, somada aos resultados dos exames, permite oferecer o tratamento adequado para a condição do paciente.

Além do pré-operatório, há também um cuidado no período pós-cirúrgico, em alguns casos. Pacientes com problemas mais complexos podem ser acompanhados mesmo depois do procedimento, a fim de garantir a recuperação adequada e o sucesso na reabilitação oral.

Dente caiu ou quebrou? Veja quais as possíveis causas e o que fazer

Preços e materiais do implante dentário

A porcelana e a resina, utilizadas na parte visível do dente implantado, estão entre os materiais mais comuns em implantes dentários. Já a parte interna é feita de titânio, que oferece biocompatibilidade com o tecido ósseo e bucal, favorecendo a aceitação do corpo, e zircônia.

Também há tipos distintos de implantes dentários, como o implante unitário simples, implante duplo, implante com prótese overdenture, implante zigomático e o mini-implante ou implante curto, como também é conhecido.

Outro aspecto importante a considerar é o custo dos implantes dentários, que pode variar significativamente, a depender de fatores como a região, material escolhido e experiência do profissional. De maneira geral, o implante dentário pode custar entre R$ 3 mil e R$ 7 mil por dente

Mitos e verdades sobre implante dentário: especialistas esclarecem tabus sobre tratamento

Alternativas mais baratas para o implante dentário

O implante dentário demanda um investimento relativamente alto - principalmente quando comparado a outras alternativas disponíveis para substituição de dentes. O valor coloca o tratamento acima do orçamento disponível para boa parte dos pacientes, que buscam opções mais acessíveis.

Entre as opções disponíveis mais baratas do que o implante dentário, estão as próteses parciais removíveis, prótese parcial fixa, prótese adesiva, e até a prótese total, conhecida popularmente como dentadura. 

Em todos os casos, é fundamental consultar um dentista, que pode recomendar o tratamento adequado para cada caso.

Benefícios do implante dentário

O implante dentário carrega uma série de benefícios, que vão desde a melhora na saúde bucal, até a mastigação e a autoestima do paciente. Isso porque a ausência ou má condição dos dentes acarreta em diversos prejuízos, como a insegurança na fala e no ato de sorrir.

"O tratamento com próteses dentárias com a finalidade de restituir a dentição perdida causa uma verdadeira revolução na vida do indivíduo atuando no resgate de todos os fatores citados, nas diferentes áreas da sua vida”, explica Oliani.

valor saúde bucal Preço implante Odontologia dente dentista Implante dentário dentadura alternativas

Leia também

Qual a relação entre diabetes e varizes? Entenda agora


É possível tratar endometriose com exercícios físicos?


É fome ou vontade de comer? Entenda a fome psicológica e seus riscos


Caso Faustão: após cirurgia de transplante de rim pode ser necessário fazer hemodiálise?


Como falar da morte com crianças pequenas? 63% dos pais nunca o fizeram


Por que alongar o corpo é importante para a rotina?