José Hamilton Ribeiro. - Memória Globo
Carreira

Globo demite José Hamilton Ribeiro e ‘Repórter Secreto do Fantástico’

José Hamilton Ribeiro e Eduardo Faustini estão entre os demitidos da TV Globo

Da Redação Publicado em 26/11/2021, às 09h51 - Atualizado às 09h52

Os jornalistas José Hamilton Ribeiro e Eduardo Faustini foram demitidos pela TV Globo na última quinta-feira (25). Hamilton atuava no jornalismo da emissora há mais de 40 anos, com passagens pelo 'Fantástico', 'Globo Repórter' e 'Globo Rural'. 

Ele soma mais de 60 anos de carreira e chegou a perder uma perna durante a cobertura da Guerra do Vietnã para a revista Realidade em 1968. Já Eduardo Faustini era o 'Repórter Secreto', do 'Fantástico' e estava no canal desde o início dos anos 1990.

Como fazia matérias investigativas, ele nunca teve seu rosto revelado na TV. Especializou-se no uso de microcâmera escondida para a realização de reportagens, uma técnica polêmica, questionada, mas muito eficaz para revelar variados tipos de crimes.

Por meio de nota oficial, a emissora confirmou as demissões e disse que os jornalistas saem “de comum acordo depois de uma linda trajetória na TV”. 

PASSARALHO
A TV Globo estaria passando por uma nova onda de corte de gastos no jornalismo, aparentemente por conta dos altos salários. Além dos dois, a emissora já havia demitido dois dos jornalistas mais antigos da emissora: Alberto Gaspar, de São Paulo, e Ari Peixoto, do Rio de Janeiro. 

Alberto Gaspar trabalhava há 39 anos na TV Globo e foi demitido às vésperas de seu aniversário de 64 anos. Na emissora, já foi repórter do ‘Bom Dia São Paulo’, correspondente em Buenos Aires e em Jerusalém, apresentador do ‘Globo Rural’, entre outros trabalhos. 

Por sua vez, Ari Peixoto estava na casa há 34 anos. O carioca teve uma trajetória semelhante à do colega paulista, sendo correspondente internacional nos mesmos locais. Também atuou no ‘Bom Dia Rio’ e fez diversas reportagens marcantes para o ‘Jornal Nacional’, entre elas a cobertura da Primavera Árabe no Oriente Médio, em 2011. 

Além deles, também foram mandados embora Fernando Saraiva, ex-correspondente em Londres, o repórter especial Roberto Paiva e o produtor especial Robinson Cerântula. Todos eles estavam há mais de 20 anos na emissora. 

famosos Fantástico demissão Crise Ari Peixoto Eduardo Faustini José Hamilton Ribeiro passaralho Globo Rural

Leia também

Perseguição e abuso: Whindersson diz ter vivido situação parecida à 'Bebê Rena', sucesso da Netflix


Samara Felippo denuncia racismo contra a filha de 14 anos; relembre outros famosos que foram vítimas


O que é pansexual? Lucas Souza, ex-marido de Jojo Todynho, assume orientação sexual


Casamento, traição e morte: em livro, Susana Vieira relembra relação polêmica com ex-marido


O que é ménage? Adriano Imperador diz não conhecer termo após boatos com Belo e Gracyanne


Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos