AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / VOLTA AS AULAS

Como matar piolhos na cabeça de crianças? Temporada de calor acende alerta

Médico pediatra dá dicas de como matar e se prevenir das infestações de piolhos; confira!

Criança coça a cabeça por conta de piolhos - Foto: Reprodução/Freepik
Criança coça a cabeça por conta de piolhos - Foto: Reprodução/Freepik

É só falar em piolhos que todo mundo começa a coçar a cabeça, não é? O animal parasita que se alimenta de sangue humano é comum em crianças e tem um fácil contágio, especialmente em ambientes de contato próximo, como escolas e creches. E é aí que mora o perigo!

Após o carnaval, boa parte das crianças começa ou volta a ir para uma instituição de ensino e lá reencontram amigos e professores. Enquanto eles se animam, você mamãe se preocupa com os piolhos indesejados. 

Os piolhos são pequenos, ovais e de cor cinza-amarronzada. As lêndeas, que são os ovos dos piolhos, são brancas e ovaladas e se fixam nos fios de cabelo próximos ao couro cabeludo. Ainda bem que eles não causam nada grave, mas podem ser muito incômodos.

Prevenção 

Mas fique tranquila! É possível adotar medidas simples para prevení-los como evitar o contato direto com pessoas infestadas. Isso pode ser difícil, especialmente em ambientes como escolas e creches. No entanto, existem algumas medidas que podem ser tomadas para reduzir o risco de infestação.

A AnaMaria conversou com o médico pediatra Antonio Turner, sobre o assunto. De acordo com ele, o tratamento contra os piolhos ficou mais desafiador, já que o animal desenvolveu uma certa resistência contra medicamentos, shampoos e loções capilares.

Além disso, algumas causam alergias em crianças. Calma que tem jeito! Turner recomenda que cada mamãe ou papai realize frequentemente a inspeção na cabeça das crianças e façam com que elas evitem objetos que tenham contato com a cabeça. Ou seja, é melhor evitar o boné e o chapéu.

Também utilize pentes regularmente e prefira os cabelos presos na escola, caso a criança tenha o cabelo comprido. Se você tá com vontade de testar um rabo de cavalo diferente ou uma trança, esse é o momento! Vamos relembrar então?

  • Evite compartilhar objetos de uso pessoal, como bonés, chapéus, pentes, escovas de cabelo e toalhas.
  • Ensine as crianças a não compartilhar esses objetos com seus amigos.
  • Mantenha os cabelos longos presos em tranças ou coques.
  • Faça exames regulares no couro cabeludo das crianças para detectar piolhos e lêndeas.

Tratamento contra os piolhos

Se você ou seu filho forem infestados por piolhos, existem várias opções de tratamento disponíveis. O tratamento mais comum é o uso de shampoos e loções pediculicidas, que matam os piolhos. Esses produtos devem ser usados de acordo com as instruções do fabricante.

Outras opções de tratamento incluem:

  • Pente fino: O pente fino pode ser usado para remover manualmente os piolhos e lêndeas do cabelo. Esse método é demorado e trabalhoso, mas pode ser eficaz se for feito cuidadosamente.
  • Óleos essenciais: Alguns óleos essenciais, como o óleo de lavanda, podem ter propriedades pediculicidas, que podem ajudar.
  • Medicamentos orais: Em alguns casos, podem ser prescritos medicamentos orais para o tratamento da pediculose. Consulte um médico pediatra.

Embora existam muitos remédios caseiros para piolhos, a maioria deles não é eficaz. Alguns dos remédios caseiros mais comuns que não funcionam incluem: vinagre, maionese, azeite, óleo de coco e álcool.

Pentes de metal: Os pentes de metal podem ser usados ​​para remover as lêndeas do cabelo, mas não matam os piolhos.

Secador de cabelo: O secador de cabelo não mata os piolhos. O calor do secador de cabelo pode danificar o cabelo e o couro cabeludo.

Repelentes de insetos: Os repelentes de insetos não são eficazes contra piolhos.

Cortar o cabelo: Cortar o cabelo não mata os piolhos e pode dificultar a remoção das lêndeas.

Aspirar o chão e os móveis: Aspirar o chão e os móveis não é eficaz para eliminar piolhos. Os piolhos não podem sobreviver por mais de 24 horas fora do couro cabeludo.

Isolar a pessoa infestada: Isolar a pessoa infestada não é necessário e pode ser prejudicial para o seu bem-estar emocional.

Turner também destaca a dimeticona tópica como opção de tratamento não tóxico para piolhos e lêndeas. "É um silicone de alta densidade que envolve os piolhos, eliminando-os por asfixia e desidratação. É seguro e indicado a partir dos seis meses de idade", explica.

Vende em toda farmácia? Sim! O médico inclusive aconselha que as mamães e os papais apliquem o medicamento no cabelo das crianças durante à noite e os remova apenas durante a manhã, lavando a cabeça. Esse procedimento inclusive deve ser repetido na semana seguinte. 

"Com esse tratamento, podemos eliminar os piolhos com segurança, prevenindo coceiras, insônia, irritabilidade, ferimentos no couro cabeludo e o constrangimento associado à infestação por piolhos nas crianças", acrescenta Turner.

Recomendações importantes sobre os piolhos

  • Trate todos os membros da família que estejam infestados ao mesmo tempo para evitar a reinfestação.
  • Lave as roupas, toalhas e outros objetos de uso pessoal em água quente e seque-os em temperatura alta.
  • Aspire o chão e os móveis para remover piolhos e lêndeas que possam ter caído.
  • Continue examinando o couro cabeludo regularmente para detectar novos piolhos ou lêndeas.

Duvídas frequentes

Por que os piolhos são mais comuns no verão? De acordo com o biólogo Júlio Vianna Barbosa, do Instituto Oswaldo Cruz, o verão acende um alerta porque a temperatura elevada faz com que o piolho se desenvolva mais rápido dentro do ovo, o que aumenta a proliferação deste parasita.

Por que as crianças são o público-alvo dos piolhos? O especialista explica que a transmissão dos piolhos se dá por contato de cabeça com cabeça ou uso de objetos contaminados. Ou seja, crianças são mais suscetíveis por brincarem próximas umas das outras. Vale lembrar, piolho não voa!

“Sabemos que nos últimos 50 anos, com a industrialização cada vez maior e com famílias precisando colocar seus filhos cada vez mais precocemente nas escolas e creches, houve um grande aumento dos casos”, destaca.

Adultos também pegam piolhos? Sim, adultos podem pegar piolhos. Apesar de ser mais comum em crianças, a infestação por piolhos (pediculose) não se limita a uma faixa etária específica. Qualquer pessoa com cabelo pode contrair esses insetos incômodos.

A transmissão geralmente ocorre por contato direto cabeça a cabeça, como ao abraçar, tirar fotos ou compartilhar bonés, capacetes, lenços de cabelo, pentes e escovas.

Já que estamos falando de saúde infantil, recomendamos ainda que você leia sobre dicas para estimular a independência das crianças!