AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Depilação masculina: confira dicas e cuidados para uma higiene íntima adequada

Especialista fala sobre os diferentes métodos para depilação e cuidado da saúde masculina

Redação Publicado em 30/09/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Está com dúvidas de como se depilar do jeito certo? Confira dicas de especialista - Foto: drobotdean / Freepik
Está com dúvidas de como se depilar do jeito certo? Confira dicas de especialista - Foto: drobotdean / Freepik

A indústria global de beleza tem vivido um grande aumento na importância da estética para o universo masculino. Harmonizações faciais, por exemplo, estão 'na última moda'. Apesar de popular, tópicos como a depilação ainda são um tabu. A seguir, confira dicas e cuidados para uma higiene íntima ideal!

Além da estética, é necessário focar na saúde e no conforto na hora de aparar os pelos pubianos. Adelmo Aires Negre, médico da área de Urologia do AmorSaúde, explica: “Pelos muito compridos comprometem a higiene e os muito curtos podem encravar, causando as chamadas foliculites”. O médico elenca algumas dicas para a prática:

Quais pelos aparar?

“Sugiro aparar os pelos pubianos com tricotomizadores elétricos ou tesouras, deixando-os com, pelo menos, meio centímetro de comprimento. Existem muitos aparelhos aparadores elétricos de pelos corporais disponíveis no mercado”, aconselha o profissional da saúde.

Evite lâminas na região genital

Método popular devido à facilidade de acesso e praticidade, as lâminas de barbear não são a melhor opção para a higiene masculina. Isso porque o manuseio e o estado da lâmina pode acabar machucando a pele, como destaca o profissional. “As lâminas causam fissuras na pele da região genital e pênis, o que pode ser uma porta de entrada para infecções. Também é importante observar a presença de feridas ou sangramentos após a depilação e evitar o contato sexual, em caso de lesões”, destaca o médico.

Depilação a laser para resultados duradouros

O profissional destaca que a depilação a laser é um método que pode ser indicado em casos de foliculite, que, como já dito anteriormente, são os pelos encravados que, muitas vezes, geram coceira e dor. “As depilações a laser podem ser recomendadas para aqueles que se incomodam muito com seus pelos e com outros métodos de depilação ou que desejam uma solução definitiva”, indica o urologista.

Cuidado com ceras e cremes depilatórios 

No contexto da depilação íntima masculina, ceras e cremes depilatórios merecem atenção redobrada. Eliminar totalmente os pelos é uma decisão pessoal, e não necessariamente higiênica: já que a higiene íntima depende de outros fatores que nada têm a ver com a retirada completa dos pelos pubiano.

Estes métodos podem causar irritação na área especialmente sensível do corpo. “O uso de creme depilatório ainda é discutível, pois esse pode ocasionar reação alérgica na pele, sendo assim o aparelho eletrônico aparador de pelos ainda é o mais indicado”, fala Negre. Caso seja a opção escolhida, é importante fazer um teste de sensibilidade em uma pequena área da pele e observar possíveis reações adversas.