AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Estalar ossos e calçados incorretos: 5 hábitos que prejudicam as articulações e você não sabia

Especialista explica como manter a saúde das articulações - e se manter afastado de hábitos prejudiciais

As articulações, junções entre dois ou mais ossos, são responsáveis pela movimentação. - Towfiqu Barbhuiya/Pexels
As articulações, junções entre dois ou mais ossos, são responsáveis pela movimentação. - Towfiqu Barbhuiya/Pexels

As articulações são essenciais  para uma vida saudável: são elas que permitem toda a movimentação do esqueleto. No entanto, muitas vezes essa parte do corpo é negligenciada por hábitos comuns e aparentemente inofensivos - por exemplo, estalar os dedos e o uso de calçados incorretos.

“Entender como nossos hábitos afetam nossas articulações é fundamental para vivermos com qualidade e ter uma melhor mobilidade. Infelizmente, muitas pessoas ainda não têm essa consciência e acabam não conhecendo hábitos que afetam suas articulações”, explica o nеuro-ortopеdista Luiz Fеlipе Carvalho.

Em entrevista à AnaMaria, o especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa ressaltou a importância de cuidar das famosas "juntas": "O primeiro passo na saúde das articulações é entendermos que a articulação vai seguir conosco até o último dia das nossas vidas".

5 hábitos que você não sabia que afetam a saúde das articulações:

1 - Estalar os ossos

Os famosos estalos são normais no corpo humano - assim como os barulhos que o acompanham. Porém, o hábito torna-se prejudicial quando é forçado. Quem nunca se pegou estalando os ossos dos dedos, né? E tem quem vai ainda mais longe e força até mesmo o pescoço e coluna.

Mas vale o alerta: o hábito não é saudável e pode prejudicar suas articulações, gerando grandes problemas no futuro: "Quando a gente instala a articulação, ela perde a congruência e faz uma microlesão na cartilagem, que precisa ser recuperada", explica o médico. 

A recuperação dessa microlesão passa pelo aumento da articulação: "Se você ficar estalando os seus dedos, com certeza ele vai engrossar. E sso também vale para as outras articulações". 

2 - Sedentarismo

“A falta de atividade física enfraquece os músculos que suportam as articulações, aumentando o peso que elas precisam suportar e tornando-as mais suscetíveis a lesões e desgaste. Mas eles devem ser feitos sempre com o acompanhamento adequado para evitar o efeito contrário”, ressalta.

Como exemplo, Luiz Felipe cita o caso de atletas de diferentes esportes. Um jogador de futebol trabalha com exercícios específicos para àquela atividade. Por isso, pessoas com diferentes necessidades devem se adequar a própria realidade de exercícios - mas nunca ao sedentarismo. 

Mas como sair do sedentarismo se já apresento dores? Para o médico, a solução é mais simples do que parece: buscar ajuda com um profissional especializado. Ele será capaz de avaliar seu problema e recomendar exercícios compatíveis a sua realidade. 

"A dor é um sentimento de aviso. Se tem dor, alguma coisa na sua articulação não está bem. Movimento, inflamação, ou o músculo está fraco".

3 - Sua profissão

Isso mesmo! Até mesmo a atividade que você exerce pode está relacionada àquela dorzinha nas costas ou em outra parte do corpo. E isso não acontece apenas com profissionais que atuam com trabalho braçal. Para afetar as articulações, basta a má postura.

“Passar longos períodos em uma posição inadequada, como em escritórios, dirigindo ou deitado, pode sobrecarregar as articulações e levar a problemas como dores nas costas e nos joelhos. Ajuste a postura ao sentar ou ficar de pé, e faça pausas curtas para se movimentar durante o dia”, indica Carvalho.

Trabalha de home office? Veja 5 técnicas de alongamento para melhorar sua saúde física

Além do cuidado pessoal, o especialista recomenda que as empresas invistam na saúde dos seus funcionários. Isso é possível com a adoção de ginástica laboral, exercícios realizados em ambientes corporativos. A medida reduz o risco de lesões geradas por esforço repetitivo e, consequentemente, reflete nos números da empresa: "Funcionário trabalha com melhor desempenho sem dor".

Dia Mundial de Combate às LER/DORT: Como tratar condição ligada ao trabalho?

4 - Calçados incorretos

"O tipo de calçado que você escolhe também afeta as suas articulações. Sapatos inadequados podem causar desalinhamento, afetando a distribuição do peso nas articulações. Escolha sempre calçados que ofereçam suporte adequado e se adaptem corretamente ao formato dos seus pés”, explica Luiz.

Para auxiliar na escolha do calçado correto, o nеuro-ortopеdista indica o teste de podobarometria. Também conhecido como "teste da pisada", o exame visar entender as individualidades de cada paciente e, desta forma, recomendar o item adequeado.

A melhor maneira de você escolher o seu calçado é após este exame".

5 - Estresse e alimentação

Estes são outros pontos ligados diretamente à saúde das articulações. Isso porque não são só os hábitos físicos que comprometem o corpo, mas o aspecto mental também: "O estresse prolongado, por exemplo, pode contribuir para a inflamação nas articulações.

Luiz explica que, quando uma pessoa está constantemente sob pressão, o corpo libera hormônios do estresse. A longo prazo, isso pode desencadear em reações inflamatórias nas articulações - principalmente em pessoas com condições anteriores.

Na parte da alimentação, uma dieta rica em alimentos processados, açúcares e gorduras saturadas não é apenas prejudicial à saúde cardiovascular, mas também pode afetar as articulações. As substâncias aumentam a inflamação, principalmente de pessoas com artrite e outros problemas articulares.

Veja 6 alimentos ricos em proteínas para incluir na sua alimentação