AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

O que é "olho preguiçoso"? Condição de Deniziane do BBB 24 merece atenção

Deniziane compartilha sua experiência com ambliopia e como não se deixa abalar por comentários negativos sobre sua aparência

Da Redação Publicado em 17/03/2024, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Deniziane - Foto: Reprodução/Instagram
Deniziane - Foto: Reprodução/Instagram

Deniziane, a nona eliminada do BBB 24, está ocupada com uma série de compromissos desde que saiu da casa mais vigiada do Brasil. Mesmo assim, a fisioterapeuta interage com os fãs e usou as redes sociais para explicar o motivo de ter um olho torto. 

Ela tem uma condição de saúde ocular chamada ambliopia, também conhecida pelos brasileiros como "olho preguiçoso". Deniziane explicou que uma de suas vistas é naturalmente mais embaçada que a outra.

"É como se esse olho aqui [apontando para o esquerdo] não funcionasse. O outro [olho direito] compensa, mas não se regenera. Não tem solução, é como se ele estivesse desativado. Consigo enxergar bem, mas apenas com um olho", disse ela.

Apesar da situação, Deniziane mencionou que não se incomoda com comentários negativos sobre sua aparência. "Eu tenho estrabismo desde criança. Não me afeta, já nasci assim. Podem falar à vontade, não me abala. Até brinco com isso", acrescentou.

Foi por causa da barba? Deniziane desaba ao esclarecer motivo do término com Matteus

O que é ambliopia e como prevenir

Em entrevista ao Gshow, o médico oftalmologista Gustavo Bonfadini detalhou que a ambliopia é uma deficiência visual causada pela falta de estímulo adequado nos primeiros anos de vida.

"Quando isso não ocorre por conta, por exemplo, de uma alteração de grau dos óculos, que não são prescritos até os seis anos, essa pessoa fica com uma deficiência visual para o resto da vida", reforça.

Ele ressaltou a importância de consultar um oftalmologista durante a infância para prevenir e tratar problemas visuais precocemente, evitando que a ambliopia se desenvolva, como no caso de Deniziane.

"Depois, mesmo que a pessoa deseje um tratamento, seja uso de óculos, lente de contato, ou, até mesmo, cirurgia, ele não vai ter uma visão de 100%", afirmou.

Portanto, é crucial agendar consultas para filhos ou netos, para avaliar se há necessidade de correção visual. Com o tratamento adequado, é possível evitar a ambliopia e garantir uma visão saudável no futuro.

Leia também

Será que meu filho precisa usar óculos? Saiba reconhecer a necessidade

Veja 5 dicas importantes para cuidar da saúde dos seus olhos

Aprenda a usar corretivo colorido para camuflar as olheiras