AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Será que meu filho precisa usar óculos? Saiba reconhecer a necessidade

Descubra sinais de alerta de que uma criança precisa usar óculos; eles podem te ajudar!

Criança que precisa usar óculos - Foto: Reprodução/Freepik
Criança que precisa usar óculos - Foto: Reprodução/Freepik

Detectar um problema visual em uma criança é crucial para que ela se desenvolva de forma saudável. Será que a visão do seu filho está em ordem ou ele precisa usar óculos? AnaMaria conversou com Claudia de Paula Faria, oftalmologista especializada em estrabismo, para te ajudar com essa dúvida. 

Para responder a essa pergunta, é preciso ficar atenta a alguns sinais. De acordo com a médica, eles incluem apertar os olhos, inclinar a cabeça, sentar-se muito perto da TV e esfregar os olhos excessivamente. 

Esses comportamentos podem indicar desde erros de refração até problemas mais sérios, como o estrabismo. Ao perceber qualquer um desses sinais, é importante levar o seu filho para um oftalmologista fazer uma avaliação. 

Como saber se seu filho precisa usar óculos?

Mesmo com esses sinais, o exame oftalmológico completo é essencial para determinar se o uso de óculos é necessário. O médico indicará o tipo e a frequência de uso dos óculos com base nos resultados deste exame.

Celular pode ser o culpado?

Será que o uso do celular ou do computador podem provocar algum dano ocular? De acordo com Claudia, não há evidências científicas que comprovem isso.

O grau pode reduzir se a criança usar o óculos corretamente?

O uso dos óculos não tem a capacidade de diminuir nem aumentar o grau ao passar do tempo. "O uso de óculos também não piora a visão da criança e não a torna mais dependente dos óculos", complementa.

Além disso, ela alerta que não usar os óculos prescritos pode gerar problemas no desenvolvimento normal da visão e levar à perda visual permanente.

Óculos: conheça os segredos de make para quem usa o acessório

Qual óculos escolher para sua criança?

Se o seu filho precisa usar óculos, o ideal é procurar por óticas que tenham armações infantis e experiência em atender crianças. “Se as lentes não estiverem ajustadas corretamente, usar os óculos pode ser ainda mais difícil", indica a especialista.

Se o tamanho da armação dos óculos não for adequado, a adaptação pode ser ainda mais difícil. Anote aí: os olhos  devem estar no centro das lentes e a armação e as lentes não devem tocar as bochechas nem os cílios. 

"Para evitar que os óculos deslizem pelo nariz, pode ser indicado usar uma tira atrás da cabeça ou uma haste atrás da orelha", sugere.

Quanto às armações, Claudia orienta que elas devem ser leves. Se possível, priorize as flexíveis, pois são mais seguras para a criança que precisa usar óculos, além de serem mais resistentes.

"É importante lembrar que as crianças, principalmente com altas ametropias, devem ter sempre óculos reserva à mão. Além disso, os óculos devem ser confortáveis a ponto de a criança esquecer que está usando", diz.

Já as lentes, segundo a oftalmologista, devem ser de policarbonato, pois oferecem maior proteção, são mais resistentes (inquebráveis) e leves. "Vale a pena adquirir lentes com proteção contra raios ultravioleta", finaliza Claudia.

Leia também

Crianças e recém-nascidos pegam dengue? Mitos e verdades sobre a doença nos pequenos

Uso excessivo de telas na infância: por que isso prejudica as crianças e o que fazer

Como o uso do celular interfere na educação infantil?