Óculos: conheça os segredos de make para quem usa o acessório

Descubra como os detalhes fazem toda a diferença na maquiagem

Lígia Menezes Publicado sábado 6 junho, 2020

Descubra como os detalhes fazem toda a diferença na maquiagem
Trocar o lápis preto pela sombra marrom é uma das dicas valiosas - Banco de Imagem/Pixabay

Para as mulheres que usam óculos, um dos maiores desafios é fazer com que a maquiagem fique perfeita em qualquer situação, seja na rotina do trabalho ou nos eventos sociais. 

A boa notícia é que existem estilos de make que evidenciam o olhar por trás das lentes – e eles podem ser feitos em casa!

“Não existe uma regra única. Tudo vai depender da grossura, cor e tamanho da armação”, diz a maquiadora Maria Constanza Perié (@mariamake_u), de Curitiba (PR). A seguir, ela compartilha seus truques e segredos profissionais. Confira!

OLHAR PODEROSO  
Delineador, sim!: ele dá um destaque clássico e lindo para os olhos. Faça o contorno como desejar.

Ilumine o olhar: escolha uma sombra iluminadora ou cintilante e aplique no canto interno dos olhos.

Lentes que reduzem o tamanho dos olhos: dependendo do grau das lentes, os olhos podem parecer menores. Para dar um up nos olhos aparentemente menores, use um lápis bege (nunca branco) na linha d’água. E sombra cintilante na pálpebra superior. 

Lentes que aumentam os olhos: no caso de olhos que aparentam ser maiores, opte por tons neutros de sombras. E escureça os olhos próximo à linha dos cílios.

Troque o lápis preto pela sombra marrom: o tamanho da armação pode causar uma sombra indesejada embaixo dos olhos. O lápis preto, além de diminuir o tamanho deles, vai intensificar esse efeito de sombra fazendo parecer que a pessoa tem olheiras. “Então, escolha uma sombra marrom na linha dos cílios de baixo. Aplique com um pincel fininho”, ensina Maria Constanza. O lápis bege também pode ser uma opção.

Use cílios postiços com moderação: quando bem equilibrados com a ocasião, eles fazem toda a diferença na maquiagem. Mas, se você usa óculos, preste atenção ao comprimento deles. “Se eles forem volumosos ou longos demais, podem acabar encostando na lente, gerando um desconforto”, alerta a maquiadora. Se a vontade de usar fios postiços for grande, escolha tufos pequenos ou médios, porque eles deixam o look mais natural e não incomodam tanto durante o dia. Caso prefira cílios naturais, lance mão de um curvex e um bom rímel à prova d’água para aumentar o volume... e o charme!

SOBRANCELHAS EXPRESSIVAS
Essa região ganha muito destaque quando se usa óculos. Mais importante do que estarem marcadas demais com lápis ou sombra, é elas estarem bem preenchidas e sem falhas. Uma sobrancelha benfeita mudará toda sua expressão. Você pode retirar os pelinhos rebeldes, limpando a região, sozinha com uma pinça. Se for pintar os pelos ou fazer micropigmentação, tenha cuidado com a cor escolhida para não destoar muito da cor do cabelo.

BOCA QUE TRANSMITE SUA PERSONALIDADE
Não existe uma regra para a escolha da cor do batom – ela deve seguir sua personalidade e desejo. Há dias em que usar batom vermelho, em tonalidades marrons ou vinho são uma ótima pedida. Em outros, em que você procura mais discrição, os tons de nude podem ser usados sem moderação.

COBERTURA DURADOURA PARA ARMAÇÃO NENHUMA TIRAR
Base e pó compacto: escolha produtos de alta durabilidade para evitar que grudem na armação dos óculos, principalmente abaixo dos olhos e no nariz. “Passe somente a quantidade de base necessária no nariz e, logo depois, utilize o pó compacto para selar e evitar a transferência do produto para a armação dos óculos”, ensina a profissional. 

Blush: como já foi dito, a armação dos óculos pode causar sombras em algumas partes do rosto, dependendo do tamanho dela. O blush, portanto, poderá dar um up nas maçãs do rosto, conferindo um ar mais jovial a você.

Último acesso: 06 Aug 2020 - 19:08:39 (1112673).