AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / SAÚDE MENTAL

Pausa na carreira de Wesley Safadão é alerta: como prevenir esgotamento mental?

O especialista Fabio Nudge fala da importância do equilíbrio mental em momentos de estresse como o de Wesley Safadão

Da redação Publicado em 22/10/2023, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Wesley Safadão foi temporariamente afastado dos palcos por crises de ansiedade - SBT
Wesley Safadão foi temporariamente afastado dos palcos por crises de ansiedade - SBT

Wesley Safadão anunciou sua volta aos palcos no dia 29 de setembro, após um mês afastado para tratar crises de ansiedade severas. O anúncio foi feito pelo próprio artista em um comovente comunicado em seu Instagram, onde expressou sua gratidão aos fãs pelo apoio recebido durante esse período desafiador. 

Em uma entrevista concedida no início de setembro ao 'Fantástico', da TV Globo, Safadão definiu seu estado emocional como "esgotado mentalmente". A pausa na carreira do sertanejo é alerta: afinal, como prevenir tal cansaço psicológico?

PREVENÇÃO

O palestrante internacional Fabio Nudge, criador do conceito de consciência digital, apontou à AnaMaria Digital que encontrar um equilíbrio mental tendo uma vida pública e agitada é essencial: "Em um mundo cada vez mais conectado, onde a vida pública e agitada é parte integrante da rotina de muitas pessoas, encontrar o equilíbrio mental é essencial para preservar a saúde emocional. A pressão constante, as expectativas do público e a exposição contínua podem criar um ambiente de estresse intenso”. 

O retorno de Wesley Safadão aos palcos traz uma reflexão sobre o cuidado com a saúde mental em uma sociedade cada vez mais digitalizada. O método Infofitness, criado pelo entrevistado, foca na integração saudável da tecnologia na vida diária, promovendo o bem-estar emocional e físico. Segundo ele, ter consciência digital nos ensina a utilizar a tecnologia de maneira saudável, sem excessos que podem levar a problemas como ansiedade e esgotamento.

 “É fundamental estabelecer limites saudáveis, aprender a dizer não quando necessário e dedicar tempo para cuidar da própria mente e bem-estar. A conscientização sobre a importância do equilíbrio mental não apenas melhora a qualidade de vida, mas também inspira outros a priorizarem sua saúde emocional, construindo uma sociedade mais compassiva e compreensiva para todos", aponta Fabio.

A PAUSA

O problema de ansiedade está longe de ser exclusividade do artista: 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade patológica, segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A porcentagem garante o Brasil no topo do ranking dos países com maior concentração de transtornos de ansiedade do mundo.

Apesar da alta taxa de pacientes diagnosticados, o transtorno ainda causa muitas dúvidas. Pensando nisso, AnaMaria Digital conversou com o psiquiatra Luiz Scocca, membro da Associação Americana de Psiquiatria (APA) e do Hospital das Clínicas da USP, sobre o tema. Veja mais aqui.