AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Vacinas, exames e alimentação: dicas para aumentar a expectativa de vida do seu cachorro

Quer saber quanto um cachorro pode viver? Saiba as expectativas de vida de raças diferentes

Da redação Publicado em 22/09/2023, às 09h00 - Atualizado às 09h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bobi, o cachorro mais velho do mundo, completou 31 anos neste ano - Foto: Pexels
Bobi, o cachorro mais velho do mundo, completou 31 anos neste ano - Foto: Pexels

Bobi, o cão mais velho do mundo, completou 31 anos neste ano. Apesar de desejarmos que nossos companheiros vivam tantas décadas, sabemos que a expectativa de vida dos cachorros não é tão alta como a dele. Mas, afinal, quantos anos vive um cachorro? Descubra as médias de cada raça!

Vale lembrar que, assim como nós, a longevidade dos cães depende de outros fatores além da expectativa de vida aproximada - principalmente o estilo de vida que oferecemos a eles. Por isso, é preciso saber como oferecer uma vida longa ao seu companheiro fiel

Confira as expectativas de vida dos cachorros: 

Beagle: 9,8;
Border Collie: 12,1;
Boxer: 10;
Buldogue Americano: 7,7;
Buldogue francês: 9;
Buldogue inglês: 7,3;
Cavalier king charles spaniel: 10,4;
Chihuahua: 7,9;
Cocker spaniel: 11,3;
Dálmata: 10 a 13 anos;
Dachshund: 12 a 15 anos;
Golden Retriever: 10 a 12 anos;
Husky: 9,5;
Jack Russell Terrier: 12,7;
Labrador: 11,7;
Lhasa Apso: 12 a 14 anos;
Mestiço: 11,8;
Pastor Alemão: 10,1;
Poodle: 14 a 18 anos;
Pug: 7,6;
Rottweiler: 8 a 10 anos;
Shih-tzu: 11;
Springer Spaniel: 11,9;
Staffordshire Bull Terrier: 11,3;
Yorkshire Terrier: 12,5.

Cuidados para aumentar a expectativa de vida do cachorro

Encontrou a raça do seu cão nessa lista? Não se preocupe tanto a média! Os veterinários da Vet Quality afirmam que o mais indicado é não se basear nesses dados, mas sim focar em cuidar da saúde e da qualidade de vida do bichano. E para isso existe a medicina veterinária preventiva, que atua exatamente para garantir anos a mais para nossos pets, mas com mais qualidade e felicidade.

Siga os cuidados abaixo para garantir muitos anos de vida ao segui cãopanheiro!

Vacinas em dia

Manter a carteira de vacinação em dia evita muitas doenças caninas. Por outro lado, um cãozinho não vacinado tem a saúde frágil e está propenso a várias enfermidades, inclusive as fatais. 

Você sabia que a falta de vacinação os impede de passear, viajar e frequentar creches e hotéis para pet?  Por isso, elas são um alívio até mesmo para os tutores, que podem ficar despreocupados ao passear com o cão e ao deixá-lo ter contato com outros animais. 

Exames periódicos

Você costuma realizar exames de check-up? Ou, pelo menos, reconhece a importância deles para a sua saúde? Então! Para os cachorros, existe o check-up veterinário, e se trata de uma bateria de exames super importantes para investigar doenças, verminoses, saúde ocular, dentição, deficiência nutricionais e qualquer outro problema.

Todos os aspectos acima, se prejudicados, podem diminuir a expectativa de vida dos cachorros, portanto, não esqueça de pedir os testes a um médico veterinário de confiança. 

Consultas ao veterinário

Falando em clínicas veterinárias, elas têm um papel fundamental na manutenção e promoção da saúde do seu cão. Porém, não espere os sintomas aparecerem para ir até uma. Pelo contrário, em alguns casos, as consultas regulares evitam com que eles apareçam!

É dever do médico veterinário orientá-lo sobre:

  • Alimentação;
  • Exames;
  • Vacinação;
  • Rotina;
  • Questões comportamentais;
  • Segurança e bem-estar;
  • Prática de atividades físicas;
  • Hábitos de higiene.

O mínimo detalhe pode fazer muita diferença! Afinal, pets são únicos e a dica de produto ou ração que você recebeu de um colega, pode não funcionar com o seu cão. Além disso, profissionais qualificados conseguem detectar doenças (até mesmo as silenciosas) antes que se agravem. 

Boa alimentação

A alimentação adequada é o pilar da saúde humana, mas também está relacionada à saúde e à expectativa de vida do cachorro. Nesse caso, as principais indicações são:

  • Compre uma ração adequada à idade e porte;
  • Quanto mais nutrientes, melhor. Do mesmo modo, quanto menos aditivos, melhor;
  • Caso o doguinho tenha alergia, problema de pele ou outra condição específica, a ração deve ser adequada à condição.
  • Nem demais, nem de menos. Portanto, um veterinário deve examinar as condições do seu pet para orientá-lo em relação à quantidade;
  • Evite as rações a granel. Quanto aos filhotes e idoso, sempre que possível, opte pelas premiums, pois eles precisam comidinhas mais reforçadas.

Exercícios regulares

Assim como a alimentação balanceada, os exercícios físicos também fazem parte do “combo de longevidade” do seu cachorrinho (e do seu também!). Nesse caso, vale, além dos passeios: brincadeiras interativas e brinquedos específicos.

Caso siga todas as dicas acima, a expectativa de vida do seu cachorro será apenas um detalhe. Lembre-se que cada animal é único, e em caso de preocupações com a saúde do seu cão, é fundamental buscar orientação profissional em um hospital veterinário.