AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Procedimentos estéticos: o que é verdadeiro ou falso sobre a febre entre os famosos

Procedimentos estéticos como botox, preenchimento labial e harmonização facial são comuns entre celebridades

Da redação Publicado em 12/09/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Famosos como Stênio Garcia, Anitta e Eliezer entraram na onda dos procedimentos estéticos - Freepik
Famosos como Stênio Garcia, Anitta e Eliezer entraram na onda dos procedimentos estéticos - Freepik

Quem nunca ouviu um boato duvidoso sobre procedimentos estéticos? Tais intervenções médicas se tornaram febre entre os famosos: Anitta, Stênio Garcia e Eliezer são exemplos. Mas, afinal, o que é verdadeiro e falso sobre esses procedimentos?

Para esclarecer o que é verdade ou não sobre estes tratamentos não cirúrgicos, AnaMaria Digital conversou com os profissionais da saúde da Allergan Aesthetics para esclarecer os maiores rumores sobre os procedimentos.

Os efeitos do tratamento com preenchedor de ácido hialurônico são imediatos.

Verdadeiro. Já na primeira sessão, é possível notar os resultados. O que acontece é que, com o passar dos dias, o produto vai se integrando e se encaixando nos tecidos. Só aí conseguimos notar o efeito final.

Toxina botulínica A e preenchimento são a mesma coisa.

Falso. A Toxina Botulínica A promove o relaxamento do músculo, suavizando as rugas dinâmicas -aquelas que formam ao movimentarmos o rosto, como testa e ao redor dos olhos, por exemplo. Já os preenchedores à base de ácido hialurônico são utilizados para preencher, harmonizar o contorno facial e devolver a estrutura, além de hidratar a pele.

Ácido hialurônico tópico apresenta os mesmos efeitos dos injetáveis.

Falso. Os especialistas dizem que ácido hialurônico em cremes ou séruns melhora, sim, a hidratação da pele, mas não apresenta o mesmo efeito dos injetáveis, uma vez que sua concentração nesses cosméticos é muito pequena. Assim, eles colaboram para um efeito mais superficial e podem ser usados como tratamento auxiliar na rotina de cuidados com a pele.

Tratamentos com toxina botulínica A e ácido hialurônico podem ser realizados no mesmo dia.

Verdadeiro. Muitas vezes, os dois procedimentos sendo realizados juntos apresentam um resultado ainda mais satisfatório para o paciente, já que cada um trata uma área diferente, com objetivos distintos.

Existem diversos tipos de ácido hialurônico específicos para cada objetivo.

Verdadeiro! Todos os tipos de ácido hialurônico hidratam e melhoram a qualidade da pele, porém, apresentam concentrações e densidades diferentes. Alguns servem para dar mais contorno e melhorar os sulcos, outros para dar volume a uma região (como os lábios). Há ainda os de menor densidade, usados para áreas específicas e para melhorar a qualidade da pele.

É preciso repouso após a realização de algum procedimento minimamente invasivo.

Falso. Não é preciso um tempo de recuperação para um tratamento não cirúrgico, como preenchimento ou aplicação de toxina botulínica A. Há algumas recomendações (como não fazer exercício físico por algumas horas após a aplicação da toxina), mas nada que demande interrupção das atividades.

Os procedimentos podem ser aplicados em qualquer tipo de pele.

Verdadeiro. No entanto, tudo depende da indicação do profissional e de um plano de tratamento. Existem diversos tipos de procedimentos, e a realização deles leva em conta o que se pretende ter de resultado, o desejo do paciente e a indicação e orientação do profissional de saúde. 

Os tratamentos são iguais para todos.

Falso. O mesmo produto pode ser usado em muitas pessoas, mas cada aplicação deve ser personalizada. Por isso, é importância de se elaborar um plano de tratamento com um profissional de saúde de confiança. 

Toxina Botulínica A pode ser usada para preenchimento labial.

Falso. São duas coisas diferentes. Preenchimento labial (que pode ser usado para dar volume ou contorno) é realizado com preenchedor de ácido hialurônico. Já a toxina é usada para suavizar as rugas dinâmicas (aquelas que formam ao movimentarmos o rosto, como testa e ao redor dos olhos, por exemplo), através do relaxamento dos músculos.