AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Após câncer, Preta Gil comemora crescimento capilar; quanto tempo demora para o cabelo crescer?

Quatro meses depois do fim do câncer, Preta Gil comemora nascimento dos primeiros cachos, mas quanto tempo demora para o cabelo crescer?

Após câncer, Preta Gil comemora crescimento capilar; quanto tempo demora para o cabelo crescer? - Reprodução/Instagram
Após câncer, Preta Gil comemora crescimento capilar; quanto tempo demora para o cabelo crescer? - Reprodução/Instagram

A pergunta quanto tempo demora para o cabelo crescer é muito recorrente e, principalmente, entre pacientes com câncer. Para Preta Gil, esse processo levou quatro meses. Emocionada, a cantora mostrou nas redes sociais, na última segunda-feira (8), a aparição dos primeiros cachos naturais desde dezembro de 2023, quando anunciou o fim do tratamento contra o câncer de intestino.

“Queria dividir com vocês uma coisa muito legal. Meu cabelo tá crescendo e aqui atrás tem uma parte dele que não é aplique. Olha aqui, dá pra ver? Ele tá crescendo cacheado. Uau, olha um cachinho aqui. Gente, olha isso!”, ela disse, animada.

Preta foi diagnosticada, aos 49 anos de idade, com a doença no início de 2023. O tratamento durou, aproximadamente, um ano e incluiu radioterapia, quimioterapia e, até, procedimentos cirúrgicos para a remoção do tumor. Após quatro meses em remissão, o cabelo da filha de Gilberto Gil voltou a crescer. 

Cabelos sem saúde? Saiba como recuperá-los em casa com o cronograma capilar!

QUANTO TEMPO DEMORA PARA O CABELO CRESCER?

quanto tempo demora para o cabelo crescer
Quanto tempo demora para o cabelo crescer? - Reprodução/Instagram

Pode não parecer, mas o nosso cabelo está em constante crescimento. Não há um tempo exato, mas estima-se que ele cresça de 1,25 a 1,5 centímetros por mês. 

Não existe um método concreto de como fazer o cabelo crescer mais rápido, muito menos produtos milagrosos que fazem esse tipo de promessa. No entanto, há como estabelecer o crescimento saudável das madeixas e a chave é: manter o couro cabeludo sadio e evitar a quebra dos fios. 

  • Tenha uma alimentação balanceada;
  • Evite lavar o cabelo com água quente (e o rosto também!);
  • Faça massagens no couro cabeludo;
  • E, claro, escolha produtos adequados para o seu tipo de cabelo

O controle do stress também é um grande aliado para o crescimento e fortalecimento do cabelo. Sem ele, a saúde do cabelo sofre um impacto negativo que leva à queda e quebra dos fios com mais facilidade. Por isso, também invista em exercícios de respiração, na prática de atividades físicas e meditação.

Saúde capilar: como prevenir a queda de cabelo e tratar esse problema?

E DEPOIS DA QUIMIOTERAPIA?

quanto tempo demora para o cabelo crescer
Quanto tempo demora para o cabelo crescer depois da quimioterapia? - Reprodução/Instagram

Já para as pessoas curadas do câncer, a resposta de quanto tempo demora para o cabelo crescer é diferente. Por mais relacionado que estejam à autoestima, os fios estão em segundo plano e o que vem em primeiro lugar é o tratamento, que apresenta a queda de cabelo como principal efeito colateral.

A quimioterapia, por sua vez, afeta diretamente nas células responsáveis pelo crescimento dos fios e já possível notar diferenças cerca de sete a 10 dias da primeira sessão. Entre as alterações, estão: mudança na cor, fragmentação, afinamento e queda.

O processo é lento e a textura pode mudar, mas, com o tempo, o cabelo volta a crescer. A média é de um centímetro por mês, dois a três meses após o término das sessões de tratamento. 

Não gosta de fios longos? Veja quais são as tendências de cabelos curtos para 2024!