AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / ROTINA SAUDÁVEL

Quer criar uma rotina mais saudável? Confira 3 dicas de especialista

O nutricionista Matheus Motta compartilhou dicas para aqueles que buscam uma rotina mais saudável e equilibrada

Da redação Publicado em 07/09/2023, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira 3 dicas para criar uma rotina saudável - Freepik
Confira 3 dicas para criar uma rotina saudável - Freepik

Por acaso você já sentiu uma vontade de transformar sua rotina em algo mais saudável, mas não sabia como? Para solucionar tais dúvidas, AnaMaria Digital conversou com Matheus Motta, nutricionista responsável pelo Vigilantes Do Peso no Brasil. A seguir, confira 3 dicas para conquistar a rotina dos sonhos!

1 - Crie novos comportamentos alimentares

Quando falamos de mudança de comportamento alimentar, não é sobre passar fome ou nunca mais comer chocolate. A transformação na forma de se alimentar surge de um trabalho de autoconhecimento e consciência dos padrões que atrapalham a busca por uma rotina mais saudável.

O profissional da saúde explica: "Ao ter essa compreensão, é possível criar estratégias para driblar maus hábitos. Deixar uma marmita pronta ou ter uma fruta à mão para a hora do lanche pode evitar ter que recorrer a comidas prontas ou produtos industrializados, que não são necessariamente saudáveis. Práticas simples no dia a dia, fazem a diferença".

2 – Respeite seu corpo e siga seu ritmo

É importante não exagerar e forçar seu corpo ao limite. "Quanto mais complicado for o objetivo, mais difícil vai ser começar ou mantê-lo. É importante definir metas que estejam ao seu alcance, sempre respeitando o próprio corpo e a rotina", o nutricionista ressalta.

Em seguida, aconselha: "Caminhar um pouco todos os dias é o primeiro passo para correr 5 km. No lugar de buscar resultados imediatos ou a perfeição, focar no processo pode facilitar a criação de um hábito saudável e duradouro".

3 – Saiba da sua rotina e se programe 

Ao fim, é importante se programar para que a rotina não se perca na correria do dia a dia. "Programar as próximas refeições e já deixar pronta a lista antes de ir ao mercado ou marcar na agenda um tempo para praticar atividade física ajuda na evolução constante, e assim, o processo passa a fluir de maneira mais leve", ele finaliza.