AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / INSTALAÇÃO ELÉTRICA

Sabia dessa? Instalação elétrica em dia te faz economizar no inverno

Cuidando da parte elétrica durante o inverno, você economiza e garante sua segurança

Saiba por que é importante cuidar da parte elétrica antes do período mais frio do ano - Anete Lusina / Pexels
Saiba por que é importante cuidar da parte elétrica antes do período mais frio do ano - Anete Lusina / Pexels

Com o inverno chegando, os equipamentos elétricos de maior potência são uma boa alternativa para nos mantermos quentinhos: aquecedores, secadores de cabelo e chuveiros elétricos são apenas alguns exemplos de dispositivos. Mas sabia que, caso a instalação elétrica não esteja em dia, você corre riscos de segurança e ainda gasta mais do que devia?

Pensando nisso, a AnaMaria Digital trouxe algumas dicas sobre a parte elétrica da sua casa que farão você economizar e ter mais segurança.

MEDIDAS PREVENTIVAS

É primordial revisar as instalações elétricas e realizar eventuais reparos necessários. Trocar tomadas com mau contato, verificar emendas e conexões e adequar os circuitos para suportar a potência dos equipamentos utilizados são medidas preventivas que fazem toda a diferença.

Essas sugestões evitam um dos perigos mais comuns relacionados à eletricidade: a sobrecarga. Geralmente, tomadas, extensões e adaptadores possuem corrente nominal de 10 A (amperes) e conectarmos diversos equipamentos eletrônicos em um mesmo circuito excede sua capacidade, sobrecarregando o sistema e aumentando o risco de superaquecimento, que pode evoluir para um princípio de incêndio.

Um estudo recente da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos de Eletricidade (Abracopel) constatou que o número dos acidentes com incêndios causados por sobrecarga de instalações elétricas estão aumentando. Em 2021, houveram 590 ocorrências e 47 mortes. Já em 2022, foram registradas 874 ocorrências e 55 mortes.

Isso mostra que, além de prevenir uma sobrecarga nos aparelhos, uma instalação elétrica em dia preserva a saúde e bem-estar de toda a sua família. 

CONSULTA COM ELETRICISTA

André de Lima, Diretor Executivo da fábrica de materiais elétricos da Tramontina, aconselha: “Não é possível esperar até que um acidente aconteça. Cuidar da instalação elétrica agora é garantir uma temporada de inverno segura e tranquila”.

“Recomendamos consultar um eletricista e realizar a manutenção preventiva a cada 5 anos, em média, especialmente se houver aumento na quantidade de equipamentos utilizados em casa sem a devida modernização da infraestrutura elétrica", finaliza o executivo.