Saiba quais são os benefícios da hidratação corporal

Cuidar da pele do corpo é tão importante e necessário quanto cuidar do rosto

Karla Precioso Publicado sábado 3 abril, 2021

Cuidar da pele do corpo é tão importante e necessário quanto cuidar do rosto
hidratante - Pixabay

Embora a hidratação da pele seja um passo fundamental da rotina de beleza, muita gente não costuma aplicar o produto com frequência, ou até mesmo dá mais importância ao rosto do que ao corpo. Mas, essa etapa é mais importante do que você imagina, como atesta Nathalie Honda, diretora da categoria

Skincare no Brasil da Unilever: “Nossa pele está exposta, diariamente, a diversos fatores externos como a poluição. Uma hidratação adequada ajuda a protegê-la desses agentes, além de restabelecer a umidade e os nutrientes da pele. Assim, uma rotina de autocuidado diário é fundamental para melhorar sua textura e mantê-la sempre saudável, macia e cheirosa”. Descubra outras vantagens.

HIDRATAR A PELE MANTÉM A BARREIRA CUTÂNEA ÍNTEGRA E FUNCIONAL

A barreira da pele é a camada mais superficial da epiderme, composta por gorduras, que protege, impermeabiliza e é responsável pelas trocas ocorridas com o exterior. Para que ela se mantenha saudável, é necessário adotar o hábito da hidratação, de preferência com um produto que reponha ceramidas, já que elas podem ser quebradas por causa do ressecamento e outras agressões. Ao hidratar o corpo, a barreira cutânea se mantémíntegra, evitando rachaduras, lesões, ressecamento e coceira.

O HÁBITO PODE MELHORAR DIVERSAS PATOLOGIAS DA PELE

Manter a barreira da pele em bom estado com a hidratação melhora doenças como dermatite atópica, dermatite de contato e psoríase.

A HIDRATAÇÃO TAMBÉM AJUDA A DIMINUIR A OLEOSIDADE

Muitas pessoas acreditamque quem tem pele oleosa não precisa de hidratação, mas isso não passa de um mito. O hábito é essencial para equilibrar a produção de oleosidade.

A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM A PELE

A hidratação nada mais é do que a reposição de água no organismo, equilibrando a composição corporal. Ela representa entre 50 e 65% do corpo e é essencial para o bom funcionamento do nosso sistema, inclusive para a pele. A hidratação diária é fundamental para essa reposição ser bem-sucedida, tanto pela ingestão de líquidos, principalmente água, quanto pelo uso de hidratantes específicos para cada tipo de pele. Quando a pele do corpo está hidratada, ela possui aspecto saudável, jovial e firme. Em casos de desidratação, a pele fica áspera, opaca, sem vida e com descamação, como explica a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É importante utilizar produtos hidratantes que retenham a água necessária para prevenir o aparecimento desses sinais da idade e para manter a pele saudável e resistente.

ÁREAS ESPECÍFICAS 

Mãos, joelhos, cotovelos e pés costumam ser os mais ressecados. Essas regiões são extremamente expostas e muito afetadas pela temperatura, vento e umidade. Por serem áreas de dobras e apoio, os joelhos e cotovelos sofrem traumas com o passar do tempo e precisam de cuidados especiais. Investir na hidratação dessas áreas pode melhorar significativamente o ressecamento. Outra dica: para que essas áreas e o resto do corpo se mantenham hidratados, evite banhos com água muito quente.

Último acesso: 19 Apr 2021 - 00:40:27 (1142970).