AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Vida saudável

"Tenho um corpo que não tinha aos 15", diz musa fitness de 61 anos

Mônica Bousquet é prova viva de que nunca é tarde para começar a se cuidar

Musa fitness de 61 anos, ela inspira os seguidores ao mostrar treinos e rotina saudável - Arquivo pessoal
Musa fitness de 61 anos, ela inspira os seguidores ao mostrar treinos e rotina saudável - Arquivo pessoal

Mônica Bousquet, de 61 anos, impressiona o público das redes sociais com o seu corpo definido e cheio de vitalidade. Tanto que conquistou quase 700 mil seguidores ao mostrar que nunca é tarde para alcançar o corpo dos sonhos, além de todos os benefícios que a atividade física traz à saúde na 3ª idade.

Em entrevista exclusiva à AnaMaria Digital, a ex-administradora de farmácia conta que nem sempre teve uma relação tão amigável com a musculação. Tudo mudou, porém, quando chegou aos 54 anos e precisou começar a praticar exercícios físicos por conta de problemas no joelho.

“Eu venho de uma família de obesos. Meu pai era e eu fui uma criança acima do peso. Então, passei períodos acima do peso e outros fazendo dieta, usando medicamentos para emagrecer… Esse engordar e emagrecer sempre fez parte da minha vida”, relembra.

Ela conta que as motivações estéticas não foram suficientes para transformar seu estilo de vida. “Nos anos 2000, fiz uma mini abdominoplastia e uma lipo, que pensei que resolveriam o meu problema. Dois anos depois, no entanto, estava com o peso que tinha antes e engordando”, diz.

Acostumada com poucos hábitos saudáveis, tudo mudou com o diagnóstico de condromalácia, que é uma lesão gerada pelo amolecimento e desgaste natural da cartilagem dos joelhos. Cansada de sofrer com dores na região, ouviu de seu ortopedista que o melhor caminho seria fortalecer os músculos das pernas e dos glúteos com a ajuda da musculação – e topou o desafio!

VIDA NOVA

Ao contrário do que pode parecer pelos vídeos empolgados de Mônica Bousquet fazendo exercícios na academia, a paixão pelo esporte não veio de uma hora para a outra. Ela revela que os dois primeiros anos de treino foram um processo lento de evolução.

“Eu fazia certinho durante a semana e, no final de semana, estragava tudo. Chegava no domingo e eu ficava muito zangada comigo, por destruir o que construí. Até perceber que estava jogando contra mim, e me atrapalhando”, destaca.

Isso porque os resultados de Mônica só começaram a aparecer quando ela aliou a prática de exercícios físicos com uma alimentação saudável. Para isso, adotou uma dieta alinhada aos seus objetivos e parou de beber durante os fins de semana – deixando o álcool apenas para ocasiões extremamente especiais, como pontua.

“Eu sei exatamente o meu processo de evolução pelo tamanho do shorts, você acredita? Com dois anos de academia, já comecei a comprar o meu shorts G. No terceiro ano, já comecei a entrar no M. Foi assim até que, um dia, viralizei no Instagram após comprar a minha primeira roupa P”, mensura ela.

SUCESSO NAS REDES SOCIAIS

A trajetória de Monica Bousquet na internet começou de maneira tão inesperada quanto sua paixão pela vida saudável. “Até novembro de 2022 não sabia postar no Instagram, e o pouco que eu publicava era a minha filha. Em dezembro, estava muito triste, aí ela me deu uma sessão de fotos de presente de Natal e falou para eu postar nas minhas redes sociais e começar a mexer com isso para me distrair”, conta.

O que a ex-administradora de farmácia não imaginava é que a própria fotógrafa responsável seria quem assumiria suas redes sociais. “Quando nós chegamos à academia, as pessoas ficavam alvoroçadas me vendo lá. Então, ela virou e disse que montaria um TikTok para mim. Eu não quis, porque nem sabia mexer no Instagram, imagina no TikTok? Ela, então, sugeriu que eu filmasse os meus treinos do jeito que conseguisse e ela postaria para mim. Assim que a coisa foi fluindo”, celebra.

BENEFÍCIOS SEM FIM

Atualmente, Mônica Bousquet adiantou a aposentadoria para se dedicar à vida de influenciadora digital, aos treinos e aos cuidados do netinho, que atualmente está com um ano. No entanto, ela destaca que os benefícios profissionais trazidos pela forma física impressionante nem se comparam aos ganhos do novo estilo de vida quanto à longevidade e à autoestima.

“Eu tenho um corpo que eu não tinha com 15 anos e uma vitalidade que não tinha aos 30 anos. Uma sensação, que vem de dentro, que eu me sinto muito bem. Me acho linda, me acho maravilhosa. Se pudesse eu nem andava, só pulava de alegria”, brinca.

Além disso, Mônica também destaca que sua saúde é ótima. “Não sei o que é ter pressão alta, colesterol alto... não tenho nenhum problema de saúde. Zero! Não tenho e nem pretendo não ter (...) Não que eu seja neurótica com isso. Eu levo numa boa, mas se você quer ter um carro que funciona bem, você precisa fazer manutenção em vez de esperar ele arrebentar.”

Mesmo que existam dias em que a motivação some, Bousquet afirma que pensar em como quer estar nos próximos anos a incentiva a ir treinar todos os dias da semana – especialmente vendo de perto as dificuldades que sua mãe enfrenta devido aos problemas de saúde.

“A velhice da minha mãe me assusta muito. Ela está em uma cadeira de rodas, após cair e quebrar o fêmur. Acredito que envelhecer bem é um privilégio, pois só não envelhece quem morre. E, envelhecendo, verei meu neto crescer e minha filha em vários momentos da vida (...) Eu sei que terei o amanhã, que é certo para mim”.

VIDA LONGA

Questionada sobre os próximos passos, Mônica declara que não havia pensado nisso até pouco tempo atrás. “Eu quero chegar até onde conseguir, e bem. Estou fazendo faculdade de Educação Física e tenho o projeto de fazer Nutrição também", explica ela, cheia de planos. "Após concluir o curso, vou começar uma pós-graduação.”

O caminho, segundo a digital influencer, é passo a passo, sem nunca parar. "Mas quando chegar, quero estar bem. Parece vazio, mas eu consigo me enxergar aos cem anos. Me vejo retinha, em pé, cheia de rugas e marcas do tempo, mas bem. Esse é o meu objetivo de vida”, conclui ela.

Conselho final: “Eu acho que o maior segredo, e não apenas na academia, mas em tudo o que você fizer na vida, é se olhar amanhã. Ao conseguir se olhar daqui dois ou três anos, você arruma uma motivação. O problema é que as pessoas sempre pensam no próximo verão. Não falo para ninguém que é fácil, porque não é. Nada que te dê desconforto é bom em um primeiro momento, mas depois vai melhorando."