AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Vai para a praia? Veja como aproveitar as comidinhas sem dores de cabeça - e de barriga!

Nutricionista dá dicas de como evitar riscos de saúde com a alimentação

Da redação Publicado em 18/11/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vai para a praia? Veja como aproveitar as comidinhas sem dores de cabeça - Leo Rivas/Unsplash
Vai para a praia? Veja como aproveitar as comidinhas sem dores de cabeça - Leo Rivas/Unsplash

Não é curioso como estar na praia dá fome? Brincar no mar, jogar frescobol, caminhar, ou mesmo ficar conversando debaixo do guarda-sol são atividades que pedem a companhia de comidas e bebidas para aguentar bem as longas horas por lá.

Pensando nisso, AnaMaria Digital procurou a nutricionista Natalia Barros, Mestre em Ciências pela UNIFESP e fundadora da NB Clinic, para falar sobre a importância da segurança alimentar e da higiene dos alimentos nos dias de praia. "Esses são aspectos essenciais para garantir que a sua experiência à beira-mar seja livre de preocupações com a saúde", avisa.

Na sequência, ela aponta as condutas ideias para quem for liderar o time dos comes e bebes das férias na praia. Confira!

Armazenamento correto

Antes de sair de casa, é fundamental garantir que todos os alimentos estejam adequadamente armazenados e refrigerados. Usar bolsas térmicas com gelo pode ser uma opção para manter as temperaturas baixas. Mesmo assim, elas não garantem que as temperaturas seguras sejam atingidas. Dessa forma, é bom evitar levar alimentos perecíveis, como carnes, laticínios e frutos-do-mar. Opte por opções mais seguras, como frutas, castanhas, pães e biscoitos saudáveis.

Higiene das mãos

Sempre lave bem as mãos com água e sabão antes de preparar ou consumir alimentos na praia. Se não houver acesso à água corrente, leve consigo lenços umedecidos com álcool para higienização das mãos.

Utensílios e superfícies limpas

Certifique-se de que todos os utensílios, pratos e superfícies de preparação estejam limpos e livres de contaminação. Embale toalhas de papel umedecidas em desinfetante para uso em superfícies.

Preparação segura

Evite cozinhar na praia, como fazer churrascos, por exemplo. Lá, é difícil garantir que os alimentos atingiram as temperaturas adequadas para evitar doenças e assegurar a higiene correta do ambiente e das superfícies. Além disso, alimentos embalados e sanduíches podem ser fontes de contaminação. Certifique-se de que os alimentos embalados sejam de fontes confiáveis e estejam devidamente armazenados para evitar a contaminação, verificando a data de validade e evitando alimentos que contenham ingredientes feitos com leite cru, como queijos não pasteurizados.

Higiene de frutas, legumes e verduras

Frutas e legumes pré-lavados e pré-cozidos são opções práticas e rápidas, pois passam por processos de higienização e preparo que reduzem o risco de contaminação bacteriana. No entanto, é importante garantir que a higienização e o cozimento tenham sido executadas de maneira correta. Caso opte por produtos pré-lavados e pré-cozidos de fontes confiáveis, siga as instruções de armazenamento e consumo. Ou você pode optar por comprar e higienizar os alimentos em casa utilizando solução clorada.

Cuidado com preparações mal cozidas

É importante evitar o consumo de carne mal passada ou crua por conta do risco de contaminação por bactérias e patógenos. Carne mal passada ou crua pode abrigar bactérias prejudiciais, como Salmonella, E. coli e Listeria. Para minimizar os riscos, a carne deve ser cozida completamente a uma temperatura interna segura para eliminar qualquer bactéria potencialmente prejudicial. Laticínios, sucos não pasteurizados e brotos crus também podem conter bactérias nocivas.

Evite contaminação cruzada

Mantenha separados alimentos crus de alimentos prontos para consumo. Use utensílios e pratos diferentes para cada categoria, evitando a contaminação cruzada.

Embalagens herméticas

Guarde os alimentos em recipientes herméticos ou sacos plásticos para evitar a exposição a areia, insetos e outros contaminantes.

Bebidas refrigeradas

Mantenha as bebidas frias em coolers separados dos alimentos, para evitar a abertura frequente do cooler de alimentos, o que pode aumentar a temperatura interna.

Hidratação

Mantenha-se bem hidratado, bebendo água regularmente, especialmente em dias quentes. Evite deixar garrafas de água expostas ao sol, pois a alta temperatura pode liberar substâncias do plástico na água.